600 alunos do secundário aguardados na Semana da Tecnologia e do Design

A iniciativa, que visa proporcionar aos jovens que frequentam o 12º ano atividades em ambiente laboral, envolve a realização de exposições, workshops e oficinas em torno de temas relacionados com os cursos de licenciatura existentes na EST.

Ao longo dos dois dias, os alunos vão poder participar no desenvolvimento de um jogo digital, interagindo com o mesmo através de um interface de reconhecimento de gestos, que lhes irá também permitir comandar um quadcopter . No Laboratório de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais vão ainda conviver com ambientes 3D e novas formas de interação neste tipo de tecnologia.

No Laboratório de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os cerca de 600 alunos poderão participar num workshop sobre sensores e microcontroladores, além de contactarem com projetos de automação e robótica. Neste espaço estará patente uma exposição interativa e uma montra de trabalhos de estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores que permitirá, por exemplo, perceber o princípio de funcionamento de diferentes robôs (aéreos – quadcopter e hexacopter – móveis com rodas, com pernas, manipuladores industriais, etc.).

Ainda na área da robótica, os alunos terão ao dispor uma série de workshops, durante os quais serão feitas demonstrações de diversos tipos de robôs e explicado o processo de desenvolvimento de uma interface eletrónica para aquisição de movimento, entre outras “experiências” que prometem ser aliciantes.

Nos Laboratórios de Informática e de Informática Médicas serão abordadas questões relacionadas, por exemplo, com a comunicação segura na internet e a imagem biomédica.

Nas áreas científicas de Artes Visuais e Design estão previstos workshops de maquetização e desenvolvimento do produto, tipografia em stencil e sobre o que é o design.

No decorrer da «Semana da Tecnologia e do Design» estarão, também, patentes exposições com projetos realizados por estudantes da EST nos cursos de Design Industrial e Design Gráfico. Haverá, ainda, um encontro com a presença de antigos alunos da licenciatura em Design Gráfico que falarão sobre as suas experiências profissionais, desde o IPCA até gabinetes em empresas nacionais e multinacionais, editoras e grandes eventos culturais.