Os centros de informação Europe Direct atuam como intermediários entre os cidadãos e a União Europeia (EU), disponibilizando, a nível local, informações, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento da UE.
Nestes centros, os cidadãos podem ainda colocar dúvidas sobre os seus problemas, direitos e deveres de cidadania, bem como descobrir as possibilidades e oportunidades que lhes são oferecidas no espaço europeu.
A escolha do IPCA para acolher um Centro de Informação Europe Direct acontece na sequência da apresentação de uma candidatura para o efeito e da respetiva apreciação por parte do Comité de Avaliação nomeado pelo chefe interino da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
No total, foram apresentadas, a nível nacional, 58 candidaturas. Destas, o referido comité escolheu as 18 estruturas que irão acolher os centros de informação entre 2013 e 2017.
Os projetos apresentados foram avaliados numa escala de 0 a 100 e classificados em função do mérito e em comparação com outras propostas da mesma área geográfica. A seleção final teve ainda em conta o orçamento disponível para Portugal.
A proposta do IPCA recebeu 78 em 100 pontos, tendo sido, consequentemente, incluída na lista de estruturas selecionadas para acolher um Centro de Informação Europe Direct.