«Dia D – Conversas sobre Design» encheu Auditório Municipal

A importância do design como ferramenta de inovação social foi um dos temas que mais interesse suscitou, tendo sido apresentados alguns dos projetos nacionais que maior sucesso alcançaram, nos últimos anos, em Portugal e a ...

A importância do design como ferramenta de inovação social foi um dos temas que mais interesse suscitou, tendo sido apresentados alguns dos projetos nacionais que maior sucesso alcançaram, nos últimos anos, em Portugal e a nível internacional.
Entre esses projetos, realce para um protótipo desenvolvido por três estudantes do IPCA – Rita Silva, Sara Silva e José Pinto – que se tornou, em 2011, num dos 12 vencedores do concurso “Action for Age”, da ExperimentaDesign, entre 82 candidaturas a nível nacional.
Rita Silva e Sara Silva, ambas finalistas do Mestrado em Ilustração e Animação, juntamente com José Pinto, finalista do curso de Design Industrial, desenvolveram o «Be Connected», cujo objetivo visou promover a intergeracionalidade através do design e da tecnologia. Este projeto, apresentado numa das palestras do «Dia D», consiste num objeto tecnológico capaz de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos idosos, dispondo de um conjunto de funcionalidades que possibilitam, por exemplo, efetuar chamadas de emergência e comunicar com familiares e conhecidos.
O sucesso do «Be Connected» ultrapassou já as fronteiras de Portugal, tendo, inclusive, representado o design português em Londres, em novembro de 2011. Agora, os estudantes confessaram à plateia do «Dia D» estarem a trabalhar no sentido de encontrarem investidores que lhes permitam implementar este projeto no mercado nacional.
Ao longo do «Dia D» foram, também, apresentados outros trabalhos na área do design social que alcançaram já um assinalável sucesso comercial, como é o caso do Projeto ColorADD, desenvolvido pelo designer portuense Miguel Neiva.
Partindo do princípio de que “a cor é um fenómeno de comunicação universal”, Miguel Neiva criou um código único no mundo, composto por três símbolos simples, que permite aos indivíduos daltónicos identificarem as cores.
O ColorADD já está a ser aplicado em inúmeros locais, designadamente na identificação de linhas de metro, da cor de vestuário e, por exemplo, em selos dos CTT, cuja coleção foi ontem, dia 19, lançada publicamente, em Lisboa.
Pelo «Dia D – Conversas sobre Design» passaram, ainda, outros designers, que apresentaram alguns dos seus projetos de sucesso. Entre eles, Luísa do Valle e Bruna Milanez (Atelier da Imagem), Susana António, Miguel Rios, Fernando Brízio e Miguel Januário.