IPCA é finalista do Programa Saúde Mental no Ensino Superior

O IPCA é uma das 9 instituições de ensino superior finalistas do Programa da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) – Saúde Mental no Ensino Superior.

A este programa concorreram 35 instituições de ensino superior.

O projeto do IPCA – “Saúde Mental no Campus” – visa promover a literacia e diminuir o estigma em saúde mental, apostar no desenvolvimento de competências que fortaleçam a regulação emocional, resiliência face às adversidades e o apoio social entre os pares.

O Projeto assenta numa abordagem multidisciplinar abrangente e tem como pilares essenciais a participação e colaboração dos pares (mentores e delegados) a inclusão no currículo de atividades que permitam desenvolver competências socio-emocionais tais como: (auto)confiança, comunicação, autocuidado, empatia, resiliência, trabalho de equipa, colaboração inter-turmas e inter-escolas aproveitando para o efeito as atividades desenvolvidas no 50+10 (inovação pedagógica), a criação de um Clube Wellbeing e de um Canal – News and Talks for Mental Health.

A apresentação deste projeto está alinhada com a estratégia da instituição de promoção do bem-estar e do desenvolvimento integral do estudante e da promoção do sucesso e do combate ao abandono escolar.