Equipa do IPCA participa no Action for Age

A Action for Age arrancou com um concurso nacional de ideias em Outubro de 2010. A EXD’11 apresenta os outputs dos 12 projectos seleccionados entre as mais de 70 candidaturas de 22 escolas portuguesas. Os 12 projectos foram prototipados ao longo de 12 meses, no âmbito de um programam de mentoring.

Este laboratório criativo a operar simultaneamente em Lisboa e Londres desafiou estudantes universitários finalistas e recém-licenciados a desenhar soluções que contribuíssem para melhorar a qualidade de vida dos idosos, com base no estabelecimento e relações intergeracionais. Face ao envelhecimento generalizado da população, a Action for Age aborda os desafios e oportunidades de interacção enquanto meio de fomentar a coesão social, reciprocidade e envolvimento transversal nos idosos.

O projecto do IPCA, designado Be Connected, é da autoria dos estudantes de design Sara Silva, Rita Silva e José Pinto, coordenado pelos docentes Paula Tavares, Maria João Félix e Pedro Mota Teixeira, contando ainda com a colaboração dos professores João Vilaça e Nuno Rodrigues.

O Be Connected tem como missão a criação de relações e dinâmicas de partilha entre diferentes gerações, através de um produto tecnológico de fácil utilização. Para tal foi desenvolvido um aparelho tecnológico inserido em lares, escolas e bibliotecas, com o intuito de partilhar experiências e fortalecer relações entre jovens e idosos.

A iniciativa é inaugurada no próximo dia 1 de Outubro, pelas 18 horas, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde será visualizado um documentário.