Pode a cocriação salvar o futuro? Mais 10 boas razões para acreditar que sim

Decorreu, no dia 14 de dezembro, a apresentação dos Projetos de Inovação em Cocriação desenvolvidos no IPCA, no âmbito do 5.º batch do programa “Link Me Up - 1000 ideias”.

Sustentabilidade, bem-estar e inclusão. Três palavras de ordem que caracterizam os Projetos de Inovação em Cocriação apresentados na segunda Mostra Interativa organizada pelo IPCA no âmbito do programa “Link Me Up – 1000 ideias”. Têxteis técnicos ao serviço da inclusão no desporto, experiências turísticas e mobiliário adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, bem-estar laboral à medida de cada pessoa, realidade virtual como meio para campanhas de sensibilização imersivas.

Alguns exemplos de ideias desenvolvidas pelas 10 equipas participantes, que enfrentaram o maior desafio: decidir o futuro.

Nesta edição, o IPCA voltou a apostar num formato dinâmico para as apresentações finais, com a realização de uma mostra em que cada equipa, composta por estudantes, representantes das organizações parceiras e facilitadores, expôs o projeto desenvolvido. O júri circulou pelas diferentes demonstrações e assistiu aos pitch preparados por cada projeto. A mostra foi aberta a toda a comunidade educativa, com o objetivo de promover a interação e colaboração entre estudantes, docentes e entidades.

O projeto “Link Me Up – 1000 ideias” reúne 13 institutos politécnicos portugueses, em torno da criação de ecossistemas empreendedores capazes de dar resposta aos desafios das sociedades atuais. Neste contexto, os processos de cocriação e a capacitação para o empreendedorismo constituem ferramentas de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial. O consórcio é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Colaboraram nesta edição as seguintes entidades: 100ª Página; VLB TEC, UNIPESSSOAL LDA; Teresa B. Oliveira, Unipessoal, LDA; Alma Braguesa; AGERE; Bruma Europa, LdaDeloitte; Solar de Gomariz Sociedade Agrícola Lda; União das Freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João de Souto); Surf Clube de Viana / Centro de Alto Rendimento de Surf.