Estudantes do IPCA em destaque na European Innovation Academy (EIA)

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) teve, este ano, seis estudantes a participar na European Innovation Academy (EIA), que se realizou na cidade do Porto.

Os seis estudantes participaram na EIA Porto 2022 através de uma parceria entre o Santander Universidades e o IPCA, e, com esta experiência, os estudantes do IPCA tiveram a possibilidade de apresentar as suas ideias inovadoras a investidores reais.

A EIA Porto 2022 terminou no dia 5 de agosto e reuniu estudantes de todo o mundo. Os participantes tiveram três semanas para desenvolver os seus projetos de ‘startup’, criando protótipos e desenvolvendo todas as fases essenciais de criação de uma empresa. Esta edição contou com a participação de 450 estudantes de mais de 70 nacionalidades, 90 equipas e 90 oradores e mentores.

 

Resumo dos Projetos dos estudantes do IPCA:

Easyport

Raquel Martins, estudante da licenciatura de Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA, é a software developer do projeto Easyport, um software para ajudar os passageiros a resolver problemas relacionados com os voos, perda de bagagens, filas de espera ou indemnizações.

O projeto obteve a validação da TAP Air Portugal, depois de a equipa de estudantes se ter reunido com o senior director operations integrity da companhia aérea portuguesa, Duarte Afonso, e tem tido atenção mediática por parte da comunicação social, tendo sido noticiado por jornais de referência como: Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Dinheiro Vivo, Eco, entre outros.

https://sites.google.com/view/easyport/home-page

 

Robot Não Letal

Endryl Nery dos Santos, estudante da licenciatura em Contabilidade do IPCA, integra uma outra equipa que está a trabalhar na criação de um robot não letal, equipado com munições como gás pimenta, granadas de fumo e de luz, para travar atiradores até à chegada da polícia.

 

Tunify

O Aplicativo Tunify é o projeto da equipa do Gonçalo Couto, estudante da licenciatura em Design Industrial do IPCA. A ideia pretende dar resposta à dificuldade de músicos amadores partilharem o seu trabalho, utilizando a aplicação para partilhar onde vão atuar, possibilitando que as pessoas da comunidade envolvente possam assistir e assim descobrir novos artistas à distância de um clique.
https://tun1ty.wixsite.com/tunity

GradEUs

Duarte Mendonça, estudante da licenciatura de Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais, desenvolveu com a sua equipa o projeto GradEUs. Trata-se de uma plataforma focada na procura de emprego que não tenha como requisito ter experiência profissional, destinada a estudantes e recém graduados.

https://durtemendonca1234.wixsite.com/gradeus

 

Mamma Mia!

Comida caseira, a preço acessível, em sua casa! Este é o conceito do projeto Mamma Mia! da equipa do estudante do mestrado em Solicitadoria, João Rodrigues.

https://brop0320.wixsite.com/my-site

Kidoo Connect

A equipa do estudante do Curso Técnico Superior Profissional em Aplicações Móveis, Leandro Silva, criou o Kidoo Connect, uma aplicação para conectar amantes do futebol de uma forma mais fácil e rápida, para participar em eventos relacionados com a modalidade e treinar com diferentes comunidades.
https://brop0320.wixsite.com/my-site