IPCA recebeu representante de escolas alemãs

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), recebeu a visita de Bormann Pascal, representante do grupo escolar ESO - Educational Group, da Alemanha.

O principal objetivo deste encontro consistiu numa visita de apresentação sumária das duas instituições.

Na sequência de um contacto prévio da Associação sem fins lucrativos Kerigma (parceira local e Antena de Informação Europeia do Europe Direct Minho), a ESO – Educational Group teve a oportunidade de estabelecer contacto com o IPCA, e, desta forma, perceber as valências e as dinâmicas da instituição, através de uma reunião com a Vice-Presidente para a Internacionalização, Comunicação e Cultura do IPCA, Paula Tavares, posteriormente seguida de uma visita guiada pelo Campus do IPCA, em Barcelos.

Na reunião, as instituições tiveram a possibilidade de fazer uma apresentação dos seus principais serviços prestados à sociedade envolvente e perceber quais os pontos de convergência. A Vice-Presidente Paula Tavares teve a oportunidade de fazer uma abordagem sobre a evolução do IPCA, explicar a missão do IPCA na sociedade, e apresentar os projetos internacionais de que esta instituição faz parte, especialmente o projeto RUN-EU. Além disso, houve ainda a possibilidade de visualizar alguns dos projetos futuros do IPCA, nomeadamente o Centro de Investigação B-CRIC e ainda a Escola-Hotel que será construída em Guimarães.

Por sua vez, o ESO – Educational Group falou sobre a sua vocação para a componente linguística e o objetivo de construir uma sociedade alicerçada na integração europeia. Referir que a ESO – Educational Group conta com mais de 100 escolas na Alemanha, República Checa e Eslováquia, sendo que possui 8 instituições de ensino superior.

Posteriormente, foi ainda realizada uma pequena visita guiada pelo Campus do IPCA, tendo sido visitada a Biblioteca Mariano Gago, que conta com uma exposição de ilustração de livros realizadas por alunos e alumni do IPCA, e ainda a M-Factory Lab – Oficina de Mecânica Automóvel e o Laboratório de Inteligência Artificial 2Ai.

Desta reunião, saiu a identificação de pontos comuns e a possibilidade de construir pontes futuras entre as duas instituições.