IPCA cria Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico

Foi deliberado pelo Conselho de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, a criação do Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico (GAPSA).

Desde há alguns anos que o abandono escolar é considerado um dos maiores obstáculos à consolidação do sistema educativo nacional sendo vários os estudos que têm sido produzidos para se compreender melhor esta problemática no caso Português, que apontam para uma forte correlação entre o problema do abandono escolar e as desigualdades socioeconómicas.

O IPCA tem definidas medidas para promover o sucesso académico e monitorizar o insucesso e o abandono escolar, melhorar as estruturas e serviços de apoio e as ações desenvolvidas nos processos de gestão pedagógica. Esta preocupação está também evidenciada no contrato de legislatura assinado entre o Governo e as Instituições de Ensino Superior (IES) para 2020-2023, fazendo deste um tema prioritário na agenda política.

O GAPSA do IPCA atuará em articulação com os demais serviços, escolas e agentes responsáveis pela gestão pedagógica do IPCA e integrará o OPAS (Observatório para a Promoção do Sucesso Académico e o Combate ao Abandono Escolar) nos moldes definidos na candidatura submetida ao Sistema de Apoio à Transformação Digital da Administração Pública – Inteligência Artificial e Ciência dos Dados. Este observatório tem como principal objetivo desenvolver e implementar um modelo preditivo de monitorização e sinalização do abandono e do insucesso escolar no ensino superior e no IPCA, em particular.

No mapa da orientação estratégica 2021 do IPCA consta uma clara aposta da Instituição no combate ao abandono escolar e promoção do sucesso na medida em que este é definido como um objetivo estratégico específico.

Página do Gabinete para a Promoção do Sucesso Académico (GAPSA)