IPCA distribui garrafas reutilizáveis e proporciona contacto com bicicletas U-Bike

Arrancou a Semanada Sustentabilidade do IPCA, com a distribuição de 6000 garrafas reutilizáveis à comunidade académica. A iniciativa pretende chamar a atenção para a proteção do meio ambiente e sensibilizar os estudantes para a utilização mais sustentável dos recursos.

Na sessão de abertura, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes mencionou no seu discurso que este tema “é uma responsabilidade de todos, cidadãos, entidades públicas e privadas sendo o IPCA, neste caso, responsável por passar estes valores aos estudantes sensibilizando-os para as questões ambientais que têm que estar subjacentes à nossa vida diária”.

O vice-presidente da Associação Académica do IPCA, João Pedro Pereira, mencionou durante a abertura da sessão a preocupação da associação relativamente às questões ambientais nas festas académicas, nomeadamente a Queima do Galo, onde os copos descartáveis já foram substituídos por copos reutilizáveis.

O Presidente da Associação Amigos da Montanha, Américo Alves, também presente na sessão de abertura, referiu que a preservação do meio ambiente tem sido uma preocupação nas diversas atividades realizadas pelos Amigos da Montanha. Esta entidade associou-se à Semana da Sustentabilidade e vai dinamizar algumas iniciativas ao longo da semana, nomeadamente, atividades em prol da biodiversidade no Campus do IPCA e ação de limpeza no rio Cávado.

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza, marcou presença no arranque desta iniciativa do IPCA, onde consciencializou os presentes para este tema e pediu colaboração de todos para cuidar de um dos bens mais preciosos: a água.

Além da entrega das garrafas reutilizáveis, uma parceria com a empresa Prozis, no sentido de diminuir a produção de plástico no Campus proporcionado o primeiro contacto com as bicicletas do projeto U-Bike, que já no próximo ano letivo vai disponibilizar à comunidade académica 130 bicicletas para serem usadas como meio de transporte suave.

Na medida em que o IPCA é uma organização onde muitas pessoas estudam, trabalham e socializam, há um amplo potencial para a proteção do ambiente e a promoção de estilos de vida saudáveis. A este nível, O IPCA tem vindo a implementar várias medidas como a substituição da iluminação tradicional por lâmpadas led, a colocação de postos de carregamento de veículos elétricos, a colocação de caixotes para reciclagem, a colocação de dispensadores de água nos vários edifícios ou, até mesmo, a ligação com transportes públicos das localidades donde são oriundos a maioria dos estudantes e as instalações do IPCA (Campus e Polos), disponibilizados diretamente pelo IPCA ou através da colaboração de entidades públicas e privadas.

Sob o lema ‘Campus Verde, Saudável e Seguro’, o IPCA organiza esta Semana da Sustentabilidade, com o apoio do Município de Barcelos e com a Associação Amigos da Montanha, no sentido de alertar, não só a comunidade académica, como também os barcelenses, para a importância de adquirirem comportamentos que minimizem impactos negativos sobre o meio ambiente.