Secretária de Estado apela ao combate ao abandono escolar

Os mais de 1400 novos estudantes do IPCA foram recebidos, esta segunda-feira, no âmbito do WELCOME IPCA 2018.

A receção foi feita pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes e pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

Com o auditório completamente lotado foram realizadas três sessões de apresentação, uma dirigida aos estudantes de licenciatura do regime diurno, uma para os estudantes dos cursos TESP e outra para os estudantes dos cursos em regime pós-laboral.

A Secretária de Estado começou por elogiar o notável percurso do IPCA nos últimos anos que, “tem sido impressionante e basilar para a construção da identidade e futuro” da região onde se insere e do país.

Aos novos estudantes, Fernanda Rollo deixou uma palavra de incentivo e apelo ao combate ao insucesso académico e abandono escolar. “Em Portugal só 85% da população tem formação superior”. É uma percentagem ainda muito reduzida para aquilo que são as necessidades do nosso país. Dos que ingressam no Ensino Superior, 30% não conclui a formação e o “insucesso e abandono escolar não é o caminho. É uma responsabilidade que é vossa, é nossa, é de todos nós. Falem com as pessoas, professores, colegas…. Exponham as vossas dificuldades. Ninguém pode ficar para trás”, referiu a secretário de estado.

A Secretária de Estado alertou ainda aos novos estudantes que hoje em dia os conhecimentos e as competências técnicas e científicas são importantes, mas cada vez mais os empregadores procuram pessoas que complementam essas competências técnicas com competências transversais e humanistas. Neste sentido desafiou os estudantes a envolverem-se em atividades extracurriculares: “vivam a academia. Vivam a cidade. Vocês são o futuro. É a vocês que vamos entregar o país daqui a uns anos”.

Da parte da Presidente do IPCA ficou o apelo para que vivam intensamente durante a caminhada e o percurso de vida no IPCA para se tornarem melhores profissionais e melhores cidadãos no final do curso. Lançou ainda o repto de preservação do Campus verde, saudável e seguro frisando a importância de cumprir a curto prazo dois grandes objetivos enquanto presidente: “O nosso campus está, ainda, em construção, pois temos dois grandes desafios: a construção de uma residência e apetrechar o terreno recentemente adquirido com equipamento desportivo que sirva toda a comunidade académica”.

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, prontamente respondeu ao desafio lançado pela Presidente do IPCA referindo que a autarquia fará o que for necessário para apoiar a concretização da construção de uma residência que sirva os estudantes do IPCA.

O autarca apelou ainda ao respeito dos estudantes na relação com a cidade, onde têm que coabitar com o espaço publico, tendo a garantia de irão encontrar uma cidade aberta e hospitaleira: “Podem fazer tudo em Barcelos. Vou-vos pedir apenas respeito na relação com a comunidade, aliás como tem acontecido até hoje e até por isto o IPCA está também de parabéns!”.

Na apresentação institucional, inserida no programa Welcome IPCA, que decorre até dia 20, marcaram ainda presença a Provedora do Estudante, Irene Portela e a Presidente da Associação Académica do IPCA, Sara Ferreira que também tiveram a oportunidade de endereçar umas palavras de apoio e incentivo aos novos estudantes mostrando que são várias as pessoas e serviços que se encontram à sua disposição para os ajudar.

A mesa das apresentações institucionais aos novos estudantes foi moderada pela diretora dos Serviços de Ação Social, Sofia Coelho, e pela diretora da unidade dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Rosário Fernandes.