Presidente do IPCA dá as boas-vindas aos novos estudantes de licenciatura e CTeSP

Os novos estudantes do IPCA foram recebidos, esta segunda-feira, pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, numa sessão que contou também com a presença da Provedora do Estudante, Irene Portela, e a Presidente da Associação Académica do IPCA, Sara Ferreira.

Com o auditório sempre completamente lotado foram realizadas três sessões de apresentação, uma dirigida aos estudantes de licenciatura do regime diurno, uma para os estudantes dos cursos TESP e outra para os estudantes dos cursos de licenciatura do regime pós-laboral.

A Presidente do IPCA agradeceu aos novos estudantes por escolheram o IPCA que “é uma instituição que preza pelos valores humanos, de partilha, de proximidade, de entrega, de responsabilidade”. Maria José Fernandes desejou a todos um feliz ano letivo no IPCA: “Esta etapa é um passo importante na vossa vida, na nossa Instituição e vamos fazer um esforço para que sejam felizes e saiam daqui bem formados”. A Presidente do IPCA salientou ainda o combate ao abandono escolar como uma das prioridades para os próximos quatro anos sendo o objetivo que todos, todos sem exceção, possam concluir o seu curso onde agora ingressaram.

A Provedora do Estudante também deixou uma mensagem aos novos alunos onde salientou o facto de ser “a representante dos direitos e deveres de todos os estudantes deste Instituto”, e que os alunos devem “aproveitar todos os minutos no IPCA. Devem colher o que de bom o IPCA tem para oferecer”.

Sara Ferreira, Presidente da Associação Académica, também endereçou as suas palavras e disponibilidade para com os novos estudantes frisando que se devem “sentir orgulhosos por estarem no IPCA. Foram muitos anos de trabalho, mas valeu a pena: estão no ensino superior e estão no IPCA por isso o futuro já é risonho”.

Apresentação aos estudantes dos Cursos TeSP

Na receção dos alunos do Curso TeSP, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, relembrou que o IPCA “foi a primeira instituição a apostar neste tipo de cursos que têm o objetivo claro de responder ao mercado de trabalho. Estamos a falar de uma formação muito prática e em contexto real de trabalho com o estágio de seis meses”.

A crescente procura dos cursos TeSP, que iniciaram em 2015 com cerca de 180 alunos, e que este ano conta com 475 estudantes, é a prova clara que “o IPCA está a responder às necessidades da região.”

Por serem cursos que se encontram fora do Campus, a Provedora do Estudante, Irene Portela, ressalvou que “os estudantes não se devem sentir deslocados pois terão todos os serviços e meios à disposição quer estejam em Braga, Guimarães ou em Barcelos”.

A diretora dos Cursos TeSP, Rosário Fernandes, alertou os novos estudantes para o facto de terem que “trabalhar muito para que haja sucesso” e garantiu que “os alunos dos Cursos TeSP podem ir para o mercado de trabalho com excelentes qualificações, uma vez que 70% das aulas são práticas.” “Para além destas qualificações que vão adquirir no IPCA, podem continuar os estudos mais tarde numa licenciatura”, acrescentou a diretora.

A mesa das apresentações institucionais aos novos estudantes foi moderada pela diretora dos Serviços de Ação Social, Sofia Coelho, que se mostrou disposta a ajudar os novos estudantes neste novo percurso.