Novo acesso ao Campus do IPCA abre ao trânsito em Setembro

O novo acesso carral ao Campus do IPCA, que fará ligação direta à Circular de Barcelos, vai abrir ao trânsito em setembro. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes, durante uma visita que realizou às obras em curso, acompanhado pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

Segundo Miguel Costa Gomes, depois da ponde pedonal inaugurada no passado mês de março, o novo acesso carral vai permitir resolver “cerca de 80 por cento” dos problemas de acessibilidades que afetavam o Campus do IPCA. Com cerca de 300 metros, esta nova via vai estabelecer a ligação do Campus à Circular de Barcelos (EN 204) através da Travessa do Carregal.

Para a presidente do IPCA trata-se de uma obra “fundamental” e que “era reclamada desde 2008”, aquando da inauguração do Campus. Maria José Fernandes considerou que a nova via vai permitir criar uma “entrada mais nobre no Campus, com segurança e guaritas”, facilitando o acesso ao IPCA.

Obras da “nova” ESD
arrancam ainda este ano

O presidente da Câmara adiantou, entretanto, que as obras para a instalação da Escola Superior de Design do IPCA na antiga escola Gonçalo Pereira, no centro de Barcelos, deverão arrancar ainda este ano.

Miguel Costa Gomes revelou, ainda, que o processo encontra-se em fase de concurso e a obra irá realizar-se “no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do município”.

A comitiva visitou ainda as obras de requalificação da praça entre o Centro de Investigação de Jogos Digitais e a Escola Superior de Gestão, bem como a construção dos novos edifícios da Escola Superior de Tecnologia e da Biblioteca, no Campus do IPCA.