Diretoras das escolas de Hotelaria e Turismo e de Design tomaram posse

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, deu posse às diretoras da recém-criada Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT), Alexandra Malheiro, e da Escola Superior de Design (ESD), Paula Tavares.

Em ambas as intervenções das duas tomadas de posse, Maria José Fernandes realçou que, no futuro, estas escolas terão um papel fundamental para o crescimento e a notoriedade do IPCA.

Relativamente à ESHT, a presidente do IPCA aproveitou a cerimónia para anunciar o acordo entre a Câmara Municipal de Guimarães e os proprietários da Quinta do Costeado, onde ficará instalada a futura Escola-Hotel. Um projeto ambicioso, que leva Maria José Fernandes a considerar  que “a Escola Superior de Hotelaria e Turismo é, para os próximos quatro anos, a maior prioridade e a primeira aposta do IPCA”. Não só “porque é a mais nova, mas também porque terá de ser, obrigatoriamente, um projeto diferenciador num contexto em que o setor está em crescimento, mas onde também há muita concorrência”.

Daí que Maria José Fernandes apelou ao esforço de todos para o sucesso deste projeto: “o sucesso da nova escola depende muito não só da diretora, Alexandra Malheiro, mas também de todos os docentes”.

Por seu turno, a diretora da ESHT fez questão de recordar, logo no início da sua intervenção, que “esta escola teve por base dois desígnios  estratégicos estabelecidos no plano de ação do nosso anterior presidente [do IPCA], o estimado Prof. João Carvalho”. Ou seja, “a afirmação do IPCA na área do Turismo, por um lado, e também a sua implementação na região do Ave, efetivando a realidade de um verdadeiro Instituto Politécnico do Cávado e do Ave”.

Alexandra Malheiro realçou, igualmente, a parceria, desde o primeiro instante, com a Câmara Municipal de Guimarães que “acreditou neste projeto e tornou-se um aliado do IPCA na prossecução destes objetivos, nascendo assim a Escola Superior de Hotelaria e Turismo, que terá a sua sede em Guimarães”.

A nova e também primeira diretora da ESHT disse ter assim, em mãos, “o filho mais novo do IPCA, o que inspira sempre grandes cuidados”. E agradeceu à nova presidente da instituição, Maria José Fernandes, a confiança nela depositada ao entregar-lhe “este recém-nascido”.

Com plena consciência de que se trata do “maior desafio” que enfrenta no IPCA em 17 anos de serviço, Alexandra Malheiro afirmou que “este modelo de Escola-Hotel pretende afirmar-se no panorama nacional e internacional como uma escola de reconhecido mérito na formação de estudantes nas áreas da hotelaria, do turismo, da inovação alimentar e em áreas afins”.

“Pretendemos que seja uma escola aberta ao exterior, em permanente interação com a comunidade, quer pela prestação de serviços diários de hotelaria e restauração, quer na investigação aplicada que procure resposta para os problemas concretos das empresas do setor, quer na oferta formativa adaptada às exigências do mercado e constantemente adaptável às mudanças que nele forem ocorrendo”, acrescentou.

ESD leva o IPCA ao centro de Barcelos

Na tomada de posse de Paula Tavares, que continuará a desempenhar as funções de diretora da Escola Superior de Design (ESD), a presidente do IPCA disse esperar que a ESD “continue o seu caminho, com a muita qualidade e diferenciação que tem evidenciado ao nível da oferta formativa e da investigação aplicada”.

Recordando que a existência da Escola Superior de Design, criada há apenas dois anos, “muito se deve à luta e ao esforço” da sua diretora, a presidente do IPCA considerou que Paula Tavares “merece inaugurar, daqui a um ano, as novas instalações”, na antiga escola primária Gonçalo Pereira, fruto do acordo estabelecido com a Câmara Municipal de Barcelos. “A ESD vai ser uma grande aposta em termos de representação do IPCA no centro da cidade”, realçou Maria José Fernandes, aludindo ao projeto que está já aprovado para as novas instalações, situadas frente ao campo da feira de Barcelos.

Após o ato de tomada de posse para o novo mandato como diretora da ESD, Paula Tavares sublinhou ser “uma honra” fazer parte da nova equipa dirigente do IPCA e recordou, depois, a evolução em termos qualitativos e quantitativos da oferta educativa da escola desde a sua criação, há dois anos, bem como o aumento substancial do número de atividades promovidas.

“Já no campo da investigação fizemos uma conquista que esperamos que comece a dar frutos em breve, integrámos  o centro de investigação em design e novos media, o ID+, em conjunto com a Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro. Fazemos parte, portanto, de um consórcio na área da investigação em design com duas das maiores universidades portuguesas”, destacou.

Sublinhando ter consigo “uma equipa forte, de carreira e com sentido de responsabilidade para os próximos anos”, Paula Tavares anunciou para “muito em breve” o início da obra no novo edifício da ESD, mantendo no Campus os laboratórios. “É intenção uma maior ligação do IPCA a Barcelos, levando para o coração da cidade, não só o Design, mas a marca IPCA. Juntos somos, seremos, melhores e mais fortes”, concluiu.