Na sessão de abertura, o diretor da Escola Superior de Tecnologia, Nuno Rodrigues, realçou que “a Inteligência Artificial é, atualmente, um dos principais motores das novidades na área dos jogos digitais”, considerando a realização no IPCA desta Escola Avançada um facto da “maior importância”.
Nuno Rodrigues salientou, a propósito, que “a Escola Superior de Tecnologia do IPCA já é reconhecida como uma das instituições líderes a nível nacional, e até internacional, na área dos jogos digitais”, pelo que manifestou total disponibilidade para “colaborações futuras” com todas as instituições de ensino superior e empresas presentes no evento.
Organizada em parceria com a Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, a EAIA 2016 conta com uma equipa de 10 docentes que inclui profissionais como Ben Sunshine-Hill, responsável pela área de IA da Havoc, e académicos como Antonios Liapis, da Universidade de Malta, e Penousal Machado, investigador da Universidade de Coimbra, este ano distinguido com o mais importante prémio europeu na área da computação evolucionária (EvoStar Award).
Paulo Novais, presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, afirmou que a realização da EAIA 2016 em Barcelos acontece devido ao reconhecimento da “qualidade e das potencialidades” do Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais do IPCA.
Por seu turno, Patrícia Gomes, vice-presidente do IPCA, classificou a realização da EAIA como “uma excelente oportunidade para os nossos estudantes aprofundarem os seus conhecimentos numa área em franco desenvolvimento”.
Entre os participantes estão estudantes de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento de instituições de ensino superior de Portugal, Espanha e Brasil, entre outros.