IPCA integrou missão dos institutos politécnicos portugueses à Finlândia

O IPCA participou, recentemente, numa visita realizada a várias universidades de ciências aplicadas da Finlândia, no âmbito de uma missão integrada no Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos e coordenada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As diretoras da Escola Superior de Gestão, Soraia Gonçalves, e da Escola Superior de Design, Paula Tavares, foram as representantes do IPCA nesta missão, tendo visitado praticamente todas as instituições de ensino superior politécnico da Finlândia.

No conjunto de instituições visitadas, entre as quais LAMK,em Lahti, e a JMAK, em Jyvaskyla, foram observadas metodologias de investigação e ensino pela prática, relações entre o ensino superior e a indústria, assim como estratégias regionais e nacionais concertadas no que concerne à oferta formativa.

Foram ainda apresentados e debatidos diversos projetos de estudantes e investigadores, incubadoras e start ups locais, sempre num âmbito multidisciplinar e cooperativo.

No balanço final da visita, as representantes do IPCA consideraram que a observação das práticas de outros países são extremamente enriquecedoras para a construção da estratégia do IPCA, tanto ao nível da formação como na relação com o mercado e a indústria. As dirigentes estabeleceram ainda diversos contactos, estando já a trabalhar em futuras parcerias ao nível da mobilidade ERASMUS, entre outras.

Na Finlândia o ensino superior está dividido entre mais de 30 escolas politécnicas e cerca de 20 universidades. As instituições politécnicas oferecem ensino e treino visando um nível de qualificação profissional para satisfazer as exigências do mercado de trabalho, enquanto as universidades realizam pesquisa científica e fornecem a instrução académica tradicional.