IPCA preencheu 90 por cento das vagas na 1ª fase de candidaturas aos cursos TeSP

O IPCA preencheu cerca de 90 por cento das vagas existentes na 1ª fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Nesta 1ª fase foram registadas 642 candidaturas para um total de 525 vagas disponíveis em 19 CTeSP, tendo sido admitidos 463 candidatos. Feitas as contas, ficam neste momento por preencher apenas 62 vagas, embora seja necessário aguardar pela conclusão do período de matrículas para definir as efetivamente sobrantes para a 2ª fase.

Dos 19 CTeSP que o IPCA prevê oferecer no ano letivo 2016/2017, foi preenchida a totalidade das vagas em dez deles: Apoio à Gestão; Organização e Gestão de Eventos; Design de Calçado; Aplicações Móveis; Desenvolvimento Web e Multimédia; Eletrónica, Automação e Comando; Instalações Elétricas; Mecânica Automóvel; Redes e Segurança Informática; Sistemas Eletrónicos e Computadores.

Os CTeSP são um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos, criada em 2014 e exclusiva dos institutos politécnicos. Estes cursos visam formar técnicos especializados em áreas que correspondem às exigências do mercado de trabalho das regiões em que estão inseridos, permitindo uma rápida colocação dos seus diplomados.

O IPCA foi, no ano letivo 2014/2015, uma das instituições pioneiras na oferta destes cursos, arrancando com um número recorde a nível nacional de 183 estudantes. No ano letivo 2016/2017 prevê-se que esse número ascenda a cerca de mil alunos a frequentar os CTeSP.

Os primeiros diplomados concluíram os seus cursos este verão, após terem completado com sucesso os seis meses de estágio em empresas que corresponde ao último semestre dos dois anos de formação.

Os resultados desta 1ª fase de candidaturas aos CTeSP confirmam a elevada procura deste tipo de formação e constituem, mais uma vez, um excelente resultado para o IPCA. As listas de colocados estão disponíveis AQUI.