Cara Comunidade Académica,
No ano de 2024 o IPCA celebra 30 anos de existência!
A nossa história começou a ser desenhada com a aprovação do Decreto-Lei nº 304/94, de 19 de dezembro. Nesse ano, o ensino superior chegou pela primeira vez ao concelho de Barcelos com o intuito claro de elevar as qualificações dos jovens estudantes e dos adultos e de servir uma vasta região.
A aposta inequívoca do IPCA na formação em regime pós-laboral e em áreas cruciais para o tecido económico e produtivo das regiões do Cávado e Ave constituíram, à data, uma novidade de elevado arrojo. Hoje, passados 30 anos, podemos assumir que foram apostas certeiras e vencedoras.
Nestes 30 anos o IPCA teve um papel preponderante para a democratização do acesso ao ensino superior, dos 74 estudantes iniciais contamos atualmente com mais de 7.000, que, todos os dias, contribuem para a transformação da região e do país. O IPCA diplomou milhares de licenciados e mestres em áreas tão distintas como a tecnologia, o design, a gestão, a hotelaria e as artes!
No decurso destes 30 anos passámos de 1 para 6 Escolas. Além de Barcelos, passámos a estar localizados em mais 5 concelhos – Braga, Esposende, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde! Alargámos e consolidámos a nossa oferta formativa de licenciaturas, mestrados, cursos técnicos superiores profissionais, pós-graduações e, muito brevemente, avançaremos com os doutoramentos.
Decorridos 30 anos o IPCA é uma instituição que, pela sua qualidade formativa e pela excelência da investigação produzida não é apenas da região e do país é também do mundo!
Comemorar os 30 anos do IPCA é, também, honrar e homenagear aqueles que, pelo seu legado, pelo seu trabalho, pelo seu percurso de vida e dedicação ajudaram a construir a instituição que hoje somos. De todos, destaco, o obreiro, o incansável e inexcedível Professor João Carvalho – responsável por sonhar, semear e alicerçar os pilares da instituição que hoje somos!
Comemorar os 30 anos do IPCA é também perspetivar o futuro! E no futuro o IPCA passará pelo reforço da área da investigação alavancado pelo BCRIC, pela inovação pedagógica, pela internacionalização e por uma Universidade Politécnica verde, digital e inclusiva, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade da sua formação e das práticas pedagógicas inovadoras instituídas. Continuará, também, a passar, pela utilidade da produção científica e transferência de conhecimento para a comunidade exterior, assim como pelo forte contributo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Neste sentido, estabeleceremos um programa de comemorações em que pretendemos celebrar a Instituição, fomentar a reflexão sobre o ensino que somos e o ensino que queremos. Um programa do IPCA para o IPCA e para a região, para a comunidade académica e para a sociedade civil que nos acolhe e motiva. Um programa em que a academia, ao longo do ano 2024, partilhará conhecimento e cultura, celebrando os feitos e antecipando o futuro.
A Presidente do IPCA
Maria José Fernandes