Orçamento Participativo IPCA

O Orçamento Participativo é uma inovação de participação democrática cuja origem remonta a Porto Alegre, Brasil, em 1989. Trata-se de um processo democrático através do qual os cidadãos decidem como gastar parte de um orçamento público. Neste caso, pretende-se que os membros da comunidade estudantil do IPCA decidam como aplicar parte do orçamento da instituição ( 10.000,00 euros). Tem por propósito que os estudantes apresentem ideias acerca das necessidades da comunidade, desenvolvam propostas de projetos e votem em projetos a financiar.

O Orçamento Participativo contribui para a aprendizagem de práticas de participação cívica, para o aumento do sentido de responsabilidade social dos estudantes e permite ainda o desenvolvimento de competências como colaboração, resolução de problemas, pensamento crítico e literacia financeira.

O objetivo fundamental do Orçamento Participativo do IPCA é contribuir para a participação da comunidade estudantil na governação da instituição.

a. Montante máximo: 10.000,00 euros

b. Apresentação das propostas:

i.  Submissão de propostas;

ii. de 7 a 24 de novembro;

iii. pode ser apresentada e subscrita por um ou por um grupo de estudantes.

c. Todas as propostas que cumpram com os critérios de elegibilidade são transformados em projetos com um valor financeiro e um prazo de execução. É nestes projetos que os estudantes votam de 3 a 17 de dezembro de 2019.