XIV BARCA CELI – Festival regista este ano o maior número de participantes

A TAIPCA – Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave - organizou a 14ª edição do festival BARCA CELI, nos dias 8 e 9 de novembro.

Nos dois dias de Festival passaram por Barcelos as melhores tunas de Portugal.

No dia 8, pelas 21h30, o palco do Theatro Gil Vicente recebeu a noite de serenatas, com entrada livre. Este ano, o programa do Barca Celi apresentou uma novidade: na noite de sexta feira decorreu uma festa em conjunto com a gerência do Concilivm Bar de Barcelos, com a apresentação dos Toque Social, um grupo de Samba de Roda.

No dia seguinte, no palco do Auditório de São Bento Menni – Casa de Saúde São João de Deus – subiram ao palco as tunas participantes neste evento.

As novidades não ficaram por aqui, e este ano o mote do festival foi o “Tuniculousness” que surgiu da ideia de apresentar no festival um formato semelhante ao programa da MTV “Ridiculousness”. Neste sentido, e como as “Tunas têm os seus tesourinhos, foram abordadas certas temáticas sobre as tunas participantes e passados alguns vídeos relacionados com o conhecimento e amizade entre as tunas participantes e a TAIPCA”, adiantou o Magister da TAIPCA, Rui Costa. Para tornar a ideia ainda mais real, o festival contou também com um apresentador e dois hots, à semelhança do programa original da MTV.

O festival registou o maior número de participantes de sempre, cerca de 250 pessoas. Segundo Rui Costa, este “é um trabalho que na sua organização é feito com algum tempo, que nos orgulha pela sua dimensão, estando cada vez mais a tornar-se um festival de referência das Tunas a nível nacional”.

Esta ano o festival contou, ainda, com mais uma tuna a concurso: AZEITUNA – Universidade do Minho, EUL – Estudantina Universitária de Lisboa; Tuna Templária (Tomar), TAULP – Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto e Tuna TS – Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto. Já convidadas a extraconcurso estiveram presentes a Tuna Mista do IPCA que abriu o festival, Tuna Feminina do IPCA que iniciou a segunda parte e a Tuna Académica do IPCA que terminou o festival com a sua atuação e entrega de prémios.