Soluções para os desafios do futuro? O IPCA pensou em mais dezoito

Nesta edição do programa “Link Me Up – 1000 ideias – Inovação em Cocriação”, as equipas participantes apresentaram os seus projetos numa mostra interativa, aberta a toda a comunidade educativa.

Cinco grandes desafios para o futuro, dezoito soluções inovadoras: eis o balanço da participação do IPCA nos 3º e 4º batch do programa “Link Me Up – 1000 ideias – Inovação em Cocriação”. Perante os problemas reais colocados pelas entidades participantes, nas áreas da sustentabilidade, futuro do trabalho, bem-estar, conectividade e criação de valor nas organizações, as equipas colaboraram no desenvolvimento de ideias para o futuro e soluções inovadoras. Um jogo para o desenvolvimento de competências de aprendizagem de crianças com dislexia, um sistema digital para implementação de um hospital conectado, capaz de prestar cuidados para além dos espaços físicos ou uma aplicação que, através da gamificação, promove hábitos de poupança energética, são exemplos de alguns dos projetos.

Nesta edição, o IPCA apostou num formato dinâmico para as apresentações finais, com a realização de uma mostra interativa. O evento decorreu no dia 8 de junho, na Escola Superior de Tecnologia, no Campus do IPCA, em Barcelos, onde cada equipa, composta por estudantes, representantes das organizações parceiras e docentes , expôs o projeto desenvolvido. O júri circulou pelas diferentes demonstrações e assistiu aos pitch preparados por cada projeto. A mostra foi aberta a toda a comunidade educativa, com o objetivo de promover a interação e colaboração entre estudantes, docentes e entidades.

O projeto “Link Me Up – 1000 ideias” reúne 13 institutos politécnicos portugueses, em torno da criação de ecossistemas empreendedores capazes de dar resposta aos desafios das sociedades atuais. Neste contexto, os processos de cocriação e a capacitação para o empreendedorismo constituem ferramentas de aprendizagem, de inovação e de ligação ao tecido empresarial. O consórcio é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) através do COMPETE – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Colaboram nesta edição as seguintes entidades: BLISQ Creative; Valérius – Texteis, S.A; FM SROC – António Fernandes, Marta Martins e Associados; Municipality of Vila Nova de Famalicão; DESCOLAR, CRL; Salta da Caixa; Centro NeuroSensorial; Atouch Winwell; Capgemini; ABC Braga; Centro Hospital Vila Nova de Gaia/Espinho; Confraria Gastronomica o Galo de Barcelos; Acesas – Associação de Intervenção Cultural; GASC – Grupo de Acção Social Cristã; Sketchpixel – Multimédia e Visual Effects Lda.; Centro Hospitar Vila Nova de Gaia/Espinho; Yolanda Busse, Oehen Mendes e Associados, SL, RP; SONAE MC, SGPS, S.A;