Seminário:”Gás Radão no Cávado: da Investigação à Prevenção” no IPCA

Decorreu no passado dia 22 de Novembro, no Auditório António Tavares do IPCA, um seminário intitulado "Gás Radão no Cávado: da Investigação à Prevenção".

Enquadrado no projeto de investigação “RnMonitor: Infraestrutura de Monitorização Online e Estratégias de Mitigação Ativa do Gás Radão no Ar Interior em Edifícios Públicos da Região Norte de Portugal”, o seminário foi promovido pelo IPVC, no qual o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é co-promotor.

O gás Radão é um gás natural radioativo que pode acumular-se em ambientes interiores, como casas, escolas e locais de trabalho, sendo que a exposição prolongada ao gás Radão, pode determinar um aumento do risco associado ao cancro do pulmão.

O seminário apresentou os principais objetivos do projecto, que são a caracterização da concentração de gás Radão numa amostra alargada de edifícios públicos nas regiões de Viana do Castelo e Barcelos, assim como a contribuição do IPCA, que foi o desenvolvimento de um módulo de software para o processamento dos dados produzidos e a sua disponibilização em datawarehouse, onde colaboraram, para além dos professores Nuno Lopes e Joaquim Silva, o aluno Rolando Azevedo do Mestrado em Engenharia Informática da EST.