Segunda Edição das Férias no Campus do IPCA foi um sucesso

Decorreu de 1 a 12 de julho as Férias no Campus do IPCA, destinadas a crianças e jovens dos 10 e 16 anos. Durante duas semanas, os participantes, ocuparam os seus dias com uma série de atividades de lazer, desportivas e pedagógicas.

As atividades decorreram, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, não só no Campus do IPCA, em Barcelos, mas também com várias atividades no exterior, algumas delas promovidas em colaboração com entidades da região, como foi o caso dos Amigos da Montanha.

Acompanhados por monitores durante 10 dias, os participantes visitaram museus, foram a piscinas, tiveram workshops de design, tecnologia, culinária e de cultura, aulas de surf, Show de Trial em bicicleta, jogos, simuladores de condução e muita brincadeira.

Este ano, teve ainda incluída no programa a possibilidade de acantonamento nas duas semanas, que consistiu na dormida, num dia em cada semana, dentro de um edifício coberto no Campus do IPCA, em tudo idêntico a um acampamento. Este desejo foi manifestado pelos participantes do ano passado na avaliação que fizeram das atividades e a organização quis, para a edição deste ano, oferecer essa experiência, tendo o resultado sido muito positivo, como mencionou a Mariana “foi muito giro termos ficado todos juntos. Gostei imenso, tenho 14 anos e foi a primeira vez que fiz acantonamento. Vou recordar para sempre estas duas semanas”.

Na hora de fazer o balanço destas duas semanas, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se satisfeita com o resultado e pelo facto dos participantes terem gostado da experiência “Se a primeira edição correu muito bem, esta segunda superou todas as expectativas. Este ano tivemos quase o triplo dos participantes, o que para nós é muito gratificante e tenho a certeza que todos os que por cá passaram levam o IPCA no coração”.

Sofia Coelho, diretora executiva dos Serviços de Ação Social revela ainda que esta segunda edição representou o continuidade de um desejo que o IPCA há muito vinha desenhando, dando resposta a muitos pais que nesta altura do ano não têm onde colocar os seus filhos e oferecendo a estes experiências únicas, em muitos casos, um primeiro contacto com o ambiente académico.

As Férias no Campus do IPCA destinou-se, maioritariamente, a residentes da cidade de Barcelos, mas estendeu-se por toda a região, tendo recibo participantes de outras freguesias de Barcelos e, também, da cidade de Braga. Marcaram presença cerca de 40 participantes.