Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade marca presença no lançamento da U-Bike

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) entregou as primeiras bicicletas do projeto Cabi/U-Bike com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes.

O U-Bike Portugal é um projeto de promoção de hábitos mais sustentáveis de mobilidade, incentivando-se a mobilidade ciclável, através da disponibilização de bicicletas elétricas e convencionais na academia.

Esta sexta-feira, 20 de setembro, na abertura da cerimónia de lançamento das Cabi/U-Bike, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, realçou a importância deste projeto na estratégia da Instituição ao nível do Campus verde, saudável e seguro, que assume o compromisso com a proteção do ambiente e a promoção de estilos de vida saudáveis.

Neste âmbito, a Presidente adiantou que há muito que o Campus está preparado para receber este projeto, com uma ciclovia criada que percorre todo o perímetro do Campus e instalação de locais para o parqueamento das bicicletas. Referiu, ainda, outras medidas que têm sido implementadas em prol do ambiente, nomeadamente, a instalação de postos de carregamento para veículos elétricos e a otimização da eficiência energética dos edifícios do Campus.

O Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza, também esteve presente no lançamento e referiu que este projeto do IPCA “não só alavancou o projeto da criação de uma rede da ciclovias na cidade de Barcelos como também solidificou a nossa confiança no que a esta matéria da mobilidade diz respeito”. Foram divulgadas três imagens da rede de ciclovias a criar na cidade de Barcelos, mostrando que os percursos abrangem zonas de interesse aos estudantes do IPCA.

A sessão terminou com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, que enalteceu a iniciativa e chamou a atenção de todos os presentes: “Este lançamento acontece na véspera do relatório da Nações Unidas sobre as alterações climáticas. Um tema que diz respeito a todos e um desafio de todos”. O Secretário de Estado Adjunto referiu ainda algumas formas simples do nosso dia-a-dia de descarbonizar o planeta, como reduzir viagens desnecessárias e optar pela utilização de transportes públicos coletivos ou pela mobilidade suave, sendo que a percentagem de viagens de bicicleta em Portugal é de 1%, muito abaixo da média europeia que se situa nos 7%, por isso a importância de projetos que promovam a utilização deste meio de transporte.

No final da sessão foram entregues as primeiras bicicletas a membros a comunidade académica do IPCA. Cada utilizador recebeu, ainda, um kit com equipamento de proteção e segurança (capacete, colete refletor, cadeado, entre outros), sendo que antes da sessão de lançamento foi realizada pela GNR uma ação de sensibilidade sobre Prevenção Rodoviária na Mobilidade Ciclável, onde foram transmitidas as regras e as boas práticas para circular em segurança em bicicleta.

O projeto contempla 65 bicicletas elétricas e 65 convencionais, 6 postos de carregamento de baterias, 96 estacionamentos e uma oficina self-service.