Secretária de Estado da Valorização do Interior visitou o IPCA

A Secretária de Estado da Valorização do Interior, Professora Isabel Ferreira, visitou no dia 2 de julho, as instalações e os laboratórios do IPCA.

 

 

A Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, esteve em Barcelos no Campus do IPCA, onde reuniu com o presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, e com a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, que aproveitou para apresentar o projeto B-CRIC – Barcelos Collaborative Research and Innovation Center.

Este centro colaborativo é um espaço autónomo e com condições adequadas à promoção da investigação e inovação multidisciplinar e colaborativa, onde as diferentes entidades que compõem o ecossistema de I&D+i contribuem para a construção de projetos de relevância nacional e internacional, com impacto efetivo na sociedade.

A presidente do IPCA referiu que, depois de terem sido reconhecidos três centros de investigação pela FCT com a classificação de muito bom, a investigação é a grande aposta da instituição pelo que é essencial a construção de um edifício que junte todas as áreas de investigação e dê melhores condições aos investigadores para que aumente a transferência de tecnologia e de conhecimento para as empresas e para a sociedade.

O presidente da Câmara de Barcelos referiu que o ensino superior e a investigação  científica são estruturantes para o desenvolvimento da região e do país. Acrescentou que o município está disponível para apoiar a concretização deste investimento e desafiou o governo para que também apoie o IPCA na concretização deste projeto.

Acrescentou que o IPCA tem feito um trabalho de excelência, reconhecido por todos e, por isso, a Câmara Municipal está totalmente empenhada neste projeto, pois o IPCA é um parceiro muito importante para a valorização do conhecimento e do município de Barcelos.

A secretária de Estado referiu já ter conhecimento deste projeto acrescentando que a ciência (acesso ao conhecimento) e a presença das instituições de ensino superior é fundamental para o desenvolvimento sócio económico dos territórios, e felicitou o presidente da câmara pela visão e apoio ao ensino superior e à investigação. Concluiu que o IPCA tem desempenhado na totalidade a essência da missão no ensino e que tem realizado um excelente trabalho na construção de centros de investigação de grande qualidade. Da sua parte haverá empenho para encontrar instrumentos que permitam concretizar a realização deste projeto. E haverá apoios efetivos em programas e bolsas de doutoramento

A secretária de estado, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos e a presidente do IPCA visitaram os laboratórios dos centros de investigação em inteligência artificial, de contabilidade e fiscalidade e de design, onde viram alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos pelos investigadores.