Pedro Morgado esteve no IPCA para falar sobre saúde mental e bem-estar

Pedro Morgado, Médico Psiquiatra, Investigador e Professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, esteve no IPCA para falar sobre saúde mental com os estudantes, docentes e colaboradores.

Sob o mote “(Des)construindo a saúde mental: mitos & realidades”,  o orador convidado, para além de falar da saúde mental, partilhou a sua visão sobre o que fazer para quebrar as barreiras e os muros que persistem e que impedem que olhemos para a “doença psiquiátrica da mesma forma que olhamos para qualquer outra doença. Se partimos uma perna vamos a um ortopedista, Porquê que se tivermos uma doença de foro psicológico nos auto-medicamos ou toda a gente nos medica?”, deixou Pedro a pergunta no ar.

A adesão à palestra foi notória, com o auditório bem composto, uma vez que há dois anos que vivemos em pandemia e os impactos no sistema de Ensino superior, e em cada um, foram diversos e não se limitaram aos processos de ensino e aprendizagem, afetando sobremaneira o bem-estar físico e psicológico de muitos membros da comunidade académica e da população em geral.

Durante a palestra, Pedro Morgado deu ainda algumas dicas de como gerir o stress e as emoções e alertou para o facto de saber dizer “Não” quando é preciso para desta forma se evitar o burnout (caracterizado por um estado de exaustão excessiva no indivíduo).

Reconhecendo esses impactos e de forma a contribuir para a promoção da saúde e do bem-estar físico, social e mental, o IPCA arranca o ano de 2022 com uma forte aposta na promoção da saúde mental.

Com esta palestra, o IPCA dá início a um ciclo de conversas, workshops e oficinas sobre temáticas da saúde mental que mais afetam os estudantes do ensino superior (ansiedade, depressão, estilos de vida saudáveis) O ciclo prolongar-se-á pelo ano de 2022.