Reitor da Universidade Lúrio visita o IPCA e estabelece parcerias de cooperação internacional

O IPCA recebeu o Professor Doutor Francisco Noa, Reitor da Universidade LÚRIO, situada em Nampula (Moçambique), no âmbito da cooperação internacional entre instituições de ensino superior.

A visita decorreu entre os dias 8 e 12 maio, e culminou com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes e o Reitor da UNILÚRIO, Francisco Noa, que decorreu à margem da cerimónia de Entrega de Cartas do IPCA no passado dia 12.
“Foi uma semana intensa, mas muito instrutiva para mim. Temos a certeza que este elo entre as instituições vai contribuir para o desenvolvimento da Unilúrio e do IPCA”, sublinhou o Reitor da Unilúrio no decorrer do seu discurso.
A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se agradecida e comovida com a presença e discurso do Reitor na cerimónia de entrega de cartas de curso e referiu “estou certa que, de uma forma ou de outra, o IPCA e a Universidade Lúrio, duas jovens instituições de ensino superior público em crescimento, irão contribuir muito para o desenvolvimento de Moçambique e para a qualificação dos seus estudantes”.
O programa da visita incluiu várias reuniões de trabalho com a direção e as Escolas do IPCA, uma reunião com os estudantes PALOP a estudar no IPCA,  e uma palestra ministrada pelo Reitor da Unilúrio a toda a comunidade sobre o tema “O Papel de Africa no mundo do seculo XXI”. Foi com entusiasmo que estudantes e professores participaram nesta palestra e perceberam que cada um pode contribuir para fazer crescer e desenvolver o continente Africano.
Durante a visita foi ainda possível visitar os polos do IPCA em Braga e Guimarães, bem como as instalações da futura Escola-Hotel do IPCA, tendo o reitor reunido também com os Presidentes dos municípios de Braga, Guimarães e Esposende.
O IPCA e a UNILÚRIO assinaram o acordo de cooperação nas vertentes da mobilidade internacional e da investigação aplicada, bem como no apoio do IPCA a projetos da UNILÚRIO e a programas de voluntariado em Nampula, Moçambique.