Protocolo com a Câmara Municipal de Esposende abre portas a Escola de Verão

O IPCA e a Câmara Municipal de Esposende assinaram um Protocolo de Cooperação. Entre um vasto leque de iniciativas conjuntas previstas, destaque para a dinamização de uma Escola de Verão (Summer School) sediada naquele concelho, a criação de um cluster digital e o apoio à incubação de projetos e ideias de estudantes e diplomados do IPCA no centro de negócios de Esposende.

O protocolo prevê, ainda, a elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades das empresas de Esposende, tendo em vista a eventual oferta, no concelho, de formação de curta duração e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do IPCA.

Este extenso acordo envolve, ainda, entre o vasto leque de áreas de cooperação, a possibilidade de colaboração entre o Município e o IPCA ao nível de projetos de investigação e desenvolvimento nas áreas de especialização das escolas de Gestão, das Tecnologias, do Design e da Hotelaria e Turismo.

O protocolo foi assinado, nos Paços do Concelho de Esposende, pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes, e pelo presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira. Nas suas intervenções, ambos partilharam da ideia de que se tratou de um “momento histórico”, que vem reforçar e efetivar a relação já existente há vários anos.

Maria José Fernandes destacou como exemplo mais visível desta colaboração futura, a Escola de Verão que permitirá “aproveitar toda a beleza e todas as capacidades do concelho de Esposende”.

O objetivo, disse, é “uma parceria duradoura e permanente”, que poderá, inclusive, passar pelo alargamento a Esposende da oferta de Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) do IPCA, se os estudos junto das empresas da região confirmarem essa necessidade e se a procura o justificar.

Uma ideia bem acolhida por Benjamim Pereira, que, a esse propósito, não deixou de sublinhar a necessidade de “perceber, com realismo, se existirá procura de alunos no concelho para os cursos TeSP e em que áreas”.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende destacou, por outro lado, o “largo espectro deste protocolo, que envolve muitas áreas de intervenção”. E, também ele, considerou tratar-se de “um dia histórico para o concelho”, designadamente pelo facto de “ser um sonho de muitas décadas ter aqui presente uma instituição de ensino superior”.

Por outro lado – acrescentou – “o IPCA é, hoje em dia, muito disputado na região e, desse ponto vista, não foi fácil chegar até aqui”.

“O diálogo passou por identificar quais as necessidades que podiam ser conjugadas”, explicou Benjamim Pereira, sublinhando que “o IPCA está a consolidar-se na região de uma forma muito efetiva”.

Para o autarca, o IPCA “é também uma marca fundamental que vai ao encontro dos legítimos interesses as populações de Esposende”.