Projeto Ecobond desenvolve materiais inovadores para a indústria do calçado

O IPCA é um dos co-promotores do projeto “Ecobond”, que está em curso e tem como objetivo o desenvolvimento de materiais inovadores para a indústria do calçado, com inclusão de microcápsulas funcionais, de modo a obter produtos menos nocivos para o ambiente.

Este projeto pretende, em concreto, desenvolver novos adesivos de microcápsulas de isocianatos destinados à aplicação no calçado.

Num mundo onde a produção industrial tem de ser cada vez menos poluente, o “Ecobond” vem, assim, contribuir para a responsabilidade social de um setor chave para a economia nacional e mundial.

O projeto, liderado por Ricardo Simões, docente da Escola Superior de Design do IPCA, tem como parceiros o Instituto Superior Técnico de Lisboa e a empresa CIPADE – Indústria e Investigação de Produtos Adesivos, S.A..

Com um orçamento global de 846,593 euros,cerca de 192 mil são destinados ao IPCA.

Promotores: