João Carvalho recebeu Medalha de Mérito Municipal de Braga na área da Educação

O presidente do IPCA, João Carvalho, recebeu a Medalha Municipal de Mérito do Município de Braga, numa cerimónia que decorreu no Theatro Circo, no âmbito das comemorações do Dia de São Geraldo. Na cerimónia foi, também, distinguido o presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques.

A Medalha, entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, visou destacar, a título individual, o trabalho de João Carvalho na área da Educação.

Professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, João Carvalho é doutorado em Ciências Empresariais (área de conhecimento da Contabilidade). Entre 2006 e 2011 foi presidente da Comissão Instaladora do IPCA, tendo tomado posse como primeiro presidente deste instituto em junho desse ano. Desde dezembro de 2015, cumpre o seu segundo mandato no cargo.

Além da atividade como docente e do papel fundamental na criação e desenvolvimento do IPCA, João Carvalho tem também um intenso e reconhecido percurso como investigador na área da Contabilidade Pública, sendo responsável por vários trabalhos e publicações de referência a nível nacional, designadamente o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Na mesma cerimónia, foi também entregue a Medalha de Municipal de Mérito a António Marques, presidente da Associação Industrial do Minho e também do Conselho Geral do IPCA, pelo trabalho desenvolvido na área empresarial.

A atribuição de Medalhas de Mérito Municipal ocorre de dois em dois anos e visa, segundo Ricardo Rio, “distinguir toda uma série de instituições e personalidades que fazem a diferença em prol de Braga e dos bracarenses”, contribuindo para a sua “enormíssima vitalidade social e cultural”.

No total foram entregues medalhas a 49 entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus méritos pessoais ou feitos cívicos.