Presidente da República condecora João Carvalho, Ex-presidente do IPCA, a Grande-Oficial da Ordem Infante D. Henrique

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou, a título póstumo, o Professor João Carvalho, Ex-presidente do IPCA, pelo contributo dado ao ensino politécnico.

Maria José Fernandes, atual presidente do IPCA recebeu das mãos do Presidente da República as insígnias que conferem, ao Professor João Carvalho o grau de Grande-Oficial da Ordem Infante D. Henrique, a título póstumo.

No decorrer da cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “hoje é visível como sem o ensino superior politécnico o país seria diferente, seria menos desenvolvido e menos coeso territorialmente, seria mais desigual, mais assimétrico e mais injusto”.

O Presidente da República enalteceu o papel do Professor João Carvalho no ensino superior politécnico, pelo facto de ter acreditado e desenvolvido condições para que ele vingasse. Salientou ainda, que é difícil separar o homenageado da instituição a que esteve ligado durante anos. “Esta condecoração é indissociável do IPCA, mas abarca todo o contributo comunitário que o seu projeto envolveu, e o papel fundamental que esta instituição, e outras similares, tiveram no nosso país”, referiu. O Presidente da República continuou sublinhando que o professor João Carvalho encontrou “a sua paixão neste instituto politécnico, no conhecimento, na ciência, na tecnologia ao serviço de todos, na ligação à comunidade, no progresso da comunidade”.

Após a condecoração, Maria José Fernandes recordou o professor João Carvalho como um homem simples, de valores, amigo do seu amigo, que “encarou a sua ação profissional como uma verdadeira missão de serviço público, com uma preocupação constante com a gestão da coisa pública, com as contas públicas e a sua divulgação a todos os cidadãos”.

“Tudo o que hoje o IPCA é tem a marca do seu legado”, assegurou Maria José Fernandes continuando que o legado de João Carvalho “está em cada canto desta casa”, assim como “no prestígio e amplo conhecimento que o ensino superior politécnico hoje granjeia”. Maria José Fernandes lamentou ainda que o professor João Carvalho não esteja presente para testemunhar o grande projeto de expansão do Campus do IPCA, com a construção do Barcelos Collaborative Research and Innovation Center, um espaço dedicado à investigação, valorização e transferência de tecnologia.

De referir que na cerimónia, marcaram presença várias individualidades ao nível académico e político, nomeadamente, as Câmaras de Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde, o Presidente do Tribunal de Contas, o Secretário de Estado do Ensino Superior, a Ordem dos Contabilistas Certificados, várias associações, instituições e empresas, colaboradores e estudantes do IPCA assim como familiares e amigos do professor João Carvalho.

A homenagem foi antecedida por uma visita aos Centros de Investigação e Inovação do IPCA – o Laboratório de Inteligência Artificial (2AI) e o CCICF (Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade) – e já no final, o Presidente da República assistiu a uma atuação dos grupos académicos do IPCA que o presentearam com uma atuação conjunta.

FOTOGRAFIAS DO EVENTO