Plataforma digital SASocial torna mais fácil e rápido o acesso a serviços de apoio do IPCA

O arranque do novo ano letivo do IPCA foi marcado pelo lançamento de uma inovadora plataforma digital dos Serviços de Ação Social - SASocial - que possibilita aos estudantes acederem a um conjunto de serviços e de apoios disponibilizados pela instituição.

Os estudantes, podem encontrar, por exemplo a divulgação de ofertas de alojamento privado, a compra de refeições para as cantinas, a candidatura a bolsa de colaboradores, ou a requisição de bicicletas do programa ubike, entre outros.

A plataforma SASocial é uma solução tecnológica, multiplataforma, baseada nas mais recentes evoluções da engenharia de software e de desenho de serviços digitais centrada, desde a sua gênese, nas necessidades dos estudantes e na simplificação e melhoria no acesso aos serviços de apoio aos estudantes.

Através da plataforma SASocial, os estudantes têm já acesso: a uma base de dados com ofertas de alojamento privado localizado próximo das instalações do IPCA, podendo encontrar fotografias dos alojamentos e várias informações, nomeadamente, uma breve descrição, preços, comodidades, localização e contactos dos senhorios; aos serviços de alimentação nas cantinas do IPCA, tanto do Campus como do Polo de Braga, podendo os estudantes consultar a ementa diária e reservar, antecipadamente, as suas refeições; informação relacionada com a Bolsa de Colaboradores, um apoio social que funciona através da participação dos estudantes em atividades do IPCA adequadas e pela atribuição de um apoio monetário proporcional ao número de horas prestadas pelo estudante; o acesso ao serviço CABI | U-Bike, dedicado à promoção da mobilidade clicável, onde os estudantes podem requisitar uma das 130 bicicletas, elétricas ou convencionais, que o IPCA disponibiliza à comunidade académica.

Segundo a diretora dos SASIPCA, Sofia Coelho, “A incorporação de tecnologias na disponibilização de serviços públicos é uma tendência que a administração pública tende a assumir nos tempos atuais e que o IPCA, em particular, assume como um objetivo estratégico”. “Os Serviços de Ação Social estão alinhados com este objetivo, disponibilizando, através deste projeto, o acesso a um leque de serviços digitais suportados nas mais recentes tecnologias, com ganhos de comodidade e rapidez para a comunidade académica, tornando, assim, mais fácil aos estudantes aceder aos serviços e apoios disponibilizados pelos SAS”, conclui a diretora dos SASIPCA.

A plataforma SASocial é o resultado de uma candidatura do IPCA que envolve ainda mais 8 institutos politécnicos, e que foi financiada pelo Programa SAMA de modernização administrativa.

O acesso à SASocial é feito através do link https://portal.sas.ipca.pt