Paragem do Serviço de E-mail / Novos Serviços.

Esta paragem prende-se com a migração de todo o e-mail existente para o novo servidor e a implementação de novos serviços.Novidades: De forma a facilitar o acesso ao correio electrónico a todos os ...

Esta paragem prende-se com a migração de todo o e-mail existente para o novo servidor e a implementação de novos serviços.

Novidades:

De forma a facilitar o acesso ao correio electrónico a todos os docentes e funcionários, o Centro Informático criou o serviço webmail para acesso, dentro e fora do IPCA.

Foram criadas novas funcionalidades no acesso ao webmail, bem como encriptação dos dados nas ligações, tornando 100% segura a comunicação entre cliente e servidor.

Funcionalidades do Webmail:

  • Correio Electrónico – Envio e recepção de mensagens
  • Agenda Electrónica – Gestão de toda a agenda pessoal ou profissional
  • Livro de endereços – Armazenamento de toda a informação de contactos, e endereços de e-mail
  • Bloco de notas – Armazenamento de notas
  • Gestão de tarefas – Gestão de todas as tarefas pessoais bem como profissionais
Para além destas funcionalidades, poderá ter ainda:
 
  • Mudança de password ( funcionalidade presente só dentro da rede do ipca)
  • Bloqueio de mail indesejado – Caso o utilizador deseje que determinado endereço de e-mail seja rejeitado, poderá fazer um forward da mensagem com respetivo endereço para o Centro Informático.
  • Existem 3 níveis para bloqueio de e-mails indesejados:
    • Por palavra chave no assunto (subject), ex: "sexyhot";
    • Por endereço de correio electrónico, ex: spam@spam.com
    • Por domínio, ex: spam.com
  • Antivírus com actualizações diárias em caso de necessidade
  • Mailling lists. Caso pretenda criar uma mailling list sobre determinado assunto ou projecto com real valor para a instituição, poderá contactar directamente o Centro Informático – Área de apoio aos Docentes e Funcionário

Acesso seguro ao servidor através de encriptação dos dados:

Após aceder pela primeira vez à caixa de correio através do browser, irá surgir uma janela para instalação de um certificado com o objectivo de dar inicio à comunicação entre cliente e servidor de forma segura.

A primeira vez que aceder ao servidor via ligação segura – webmail (HTTPS), surgirá uma janela de aviso a informar que o cliente não tem o certificado para confiar na ligação ao servidor. Para instalar o certificado de forma a não surgir sempre que abra o leitor de correio electrónico, deverá instalar o certificado HTTPS.

Para além de aceder via webmail, poderá ainda configurar um leitor de correio electrónico tipo Microsoft Outlook ou Microsoft Outlook Express, como actualmente o faz..

Serão também alterados os endereços de acesso aos servidores, assim como serão geradas novas passwords para cada utilizador.

Neste sentido todos os utilizadores deverão a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de Setembro levantar o envelope com a sua senha  e novas condições de acesso, na recepção da ESG.
 

Para mais informações e alterações de configuração sugere-se uma visita a Serviço Correio Electrónico.

Se tiver qualquer dúvida não deixe de contactar o Centro de Informática.

Sérgio Costa