Novidades:
De forma a facilitar o acesso ao correio electrónico a todos os docentes e funcionários, o Centro Informático criou o serviço webmail para acesso, dentro e fora do IPCA.
Foram criadas novas funcionalidades no acesso ao webmail, bem como encriptação dos dados nas ligações, tornando 100% segura a comunicação entre cliente e servidor.
Funcionalidades do Webmail:
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Correio Electrónico – Envio e recepção de mensagens
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Agenda Electrónica – Gestão de toda a agenda pessoal ou profissional
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Livro de endereços – Armazenamento de toda a informação de contactos, e endereços de e-mail
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Bloco de notas – Armazenamento de notas
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Gestão de tarefas – Gestão de todas as tarefas pessoais bem como profissionais
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Mudança de password ( funcionalidade presente só dentro da rede do ipca)
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Bloqueio de mail indesejado – Caso o utilizador deseje que determinado endereço de e-mail seja rejeitado, poderá fazer um forward da mensagem com respetivo endereço para o Centro Informático.
- Existem 3 níveis para bloqueio de e-mails indesejados:
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Por palavra chave no assunto (subject), ex: "sexyhot";
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Por endereço de correio electrónico, ex: spam@spam.com
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Por domínio, ex: spam.com
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Antivírus com actualizações diárias em caso de necessidade
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Mailling lists. Caso pretenda criar uma mailling list sobre determinado assunto ou projecto com real valor para a instituição, poderá contactar directamente o Centro Informático – Área de apoio aos Docentes e Funcionário
Acesso seguro ao servidor através de encriptação dos dados:
Após aceder pela primeira vez à caixa de correio através do browser, irá surgir uma janela para instalação de um certificado com o objectivo de dar inicio à comunicação entre cliente e servidor de forma segura.
A primeira vez que aceder ao servidor via ligação segura – webmail (HTTPS), surgirá uma janela de aviso a informar que o cliente não tem o certificado para confiar na ligação ao servidor. Para instalar o certificado de forma a não surgir sempre que abra o leitor de correio electrónico, deverá instalar o certificado HTTPS.
Para além de aceder via webmail, poderá ainda configurar um leitor de correio electrónico tipo Microsoft Outlook ou Microsoft Outlook Express, como actualmente o faz..
Serão também alterados os endereços de acesso aos servidores, assim como serão geradas novas passwords para cada utilizador.
Neste sentido todos os utilizadores deverão a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de Setembro levantar o envelope com a sua senha e novas condições de acesso, na recepção da ESG.
Para mais informações e alterações de configuração sugere-se uma visita a Serviço Correio Electrónico.
Se tiver qualquer dúvida não deixe de contactar o Centro de Informática.
Sérgio Costa