Orçamento Participativo do IPCA apresentado em Encontro Ibérico

O Orçamento Participativo (OE) do IPCA esteve em destaque no 5.º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, e foi apresentado por Soraia Gonçalves.

O 5.º Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos realizado no âmbito da Rede de Autarquias Participativas, que teve como foco os Orçamentos Participativos nos Municípios, permitiu, de forma visionária e potenciadora, a partilha de experiências entre instituições de ensino superior ibéricas.

Soraia Gonçalves, Presidente do Júri de Avaliação das Propostas ao OP do IPCA, apresentou a dinâmica do OP da instituição, na sessão sobre “Como promover um orçamento participativo em … Universidades”, juntamente com representantes da Universidade do Algarve, da Universidade de Málaga e da NOVA SBE.

“O IPCA foi pioneiro na aplicação do Orçamento Participativo na sua governação em 2019, ao permitir aos seus estudantes a proposta e decisão sobre projetos de despesa que vão de encontro às suas preferências. Passadas três edições urge refletir por forma a adequar o processo a uma nova geração de estudantes, com o objetivo de o tornar num processo cada vez mais participado e deliberativo”, explicou Soraia Gonçalves.

Para a Presidente do Júri do OP do IPCA “as democracias atuais atravessam muitos desafios pelo que cada vez mais deve ser reforçada a missão democrática do Ensino Superior, de preparar cidadãos ativos para a vida em sociedade. O processo de orçamento participativo tem como objetivo ser um instrumento que colabore nessa missão de interesse público.”