O IPCA e a Universidade Europeia estabelecem parceria para fortalecer ensino superior e investigação

O IPCA e a Universidade Europeia vão cooperar ao nível do ensino superior e da investigação através da promoção de uma série de iniciativas que passam pela criação conjunta de Mestrados e Doutoramentos, desenvolvimento de centros e de projetos de investigação científica, mobilidade de professores e investigadores entre as duas instituições e colaboração de docentes em atividades de docência e/ou investigação.

O protocolo prevê também a realização de colóquios, conferências, encontros, jornadas, congressos e seminários, a utilização comum de tecnologias de informação e de comunicação no desenvolvimento de sinergias tecnológicas e pedagógicas, o intercâmbio e a partilha de informação e de documentação e o acesso a redes de cooperação, nacionais e estrangeiros por si integradas.

“A Universidade Europeia e o IPCA têm em comum a vontade de reforçar iniciativas que conduzam à capacitação e fortalecimento do ensino superior e das duas instituições em particular, assim como ao estabelecimento de parcerias com vista ao reforço, valorização e alargamento da capacidade institucional e ao desenvolvimento de ofertas formativas inovadoras e de valor acrescentado”, afirma a Reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

“O IPCA e a Universidade Europeia assumem com este projeto uma aposta na capacitação de recursos humanos altamente qualificadas na área dos Jogos Digitais, colmatando uma lacuna da oferta formativa da rede de ensino superior em Portugal, de forma complementar, quer em termos geográficos, quer em termos científicos, que visa contribuir para o desenvolvimento do ecossistema empresarial que se assiste nesta área”, afirma a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

Uma das iniciativas conjuntas é o Doutoramento em Desenvolvimento de Jogos Digitais, já em curso no presente ano letivo 2022/23. O Doutoramento que junta o IADE e o IPCA, é um projeto inovador e o primeiro em Portugal.

Este acordo de cooperação vigora pelo período de três anos.