Ministro Manuel Heitor participou no encerramento da 1ª edição da Summer School do IPCA

O IPCA assinalou o encerramento da 1ª edição da Summer School, no dia 26 de outubro de 2020.

A IPCA Summer School teve início no dia 27 de julho, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia em Ensino Superior, Professor Manuel Heitor, que foi o responsável pelo lançamento do programa especial “Verão com Ciência”.

Três meses depois, o Ministro Manuel Heitor fez questão de marcar presença online na sessão de encerramento tendo deixado uma mensagem de motivação e esperança para que se continuem e aumentem estes projetos de interação entre a formação, a investigação e a inovação. “Estas escolas deveriam existir todo o ano e criar até escolas de inverno que aumentem e densifiquem a relação das Instituições de Ensino Superior e o mercado de trabalho”. Manuel Heitor reforçou ainda o trabalho desempenhado pelo IPCA e a aposta na “globalização contínua e sistemática de fazer mais e melhor”. 

A presidente do IPCA aproveitou para agradecer ao Senhor Ministro pelo desafio proposto e parabenizar os estudantes “que agarraram esta oportunidade para aprenderem e se envolverem com a investigação e que saiam agora mais enriquecidos e com conhecimento mais orientado e aplicado”.

Os estudantes ocuparam o papel principal no palco na medida em que apresentaram publicamente os seus projetos e colocaram-nos em exposição de forma a promover a disseminação dos resultados obtidos estimulando assim outros colegas a seguiram também este caminho. 

A 1ª edição teve a participação de 36 estudantes divididos pelas duas escolas de verão do IPCA. Uma do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) da Escola Superior de Gestão coordenada por Sónia Monteiro que reconheceu o contributo desta escola nas competências dos estudantes dada a diversidade de atividades que lhes foi proporcionada. E outra do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) da Escola Superior de Tecnologia, coordenada por João Vilaça que defendeu que apesar do 2AI do IPCA estar a dar os primeiros passos esta partilha foi muito enriquecedora e teve 3 momentos fundamentais: a formação, a orientação cientifica e a hands-on que culminou com o desenvolvimento de trabalhos científicos. 

Os estudantes participantes tiveram uma bolsa de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sendo a Summer School apoiada pelo programa de “Escolas de Verão em Politécnicos e Universidades”. 

A satisfação e avaliação muito positiva dos estudantes em relação ao projeto leva a Instituição a defender a continuidade do mesmo, pretendendo-se desenvolver esta iniciativa anualmente de forma a promover a integração da formação dos estudantes com as atividades de I&D.