Ministro da Ciência conversa com investigadores do IPCA em Barcelos

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estará hoje, dia 18, a partir das 17h15 à conversa com os Investigadores do IPCA. A sessão decorre no auditório António Tavares no campus em Barcelos.

A presença do Ministro no IPCA “tem por objetivo contribuir para a discussão da estratégia de capacitação científica dos politécnicos, no âmbito do programa em curso de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos. Tem ainda como objetivo envolver as comunidades científicas num debate aberto e orientado para garantir a melhoria de todos os instrumentos institucionais e legais para o reforço da investigação científica e das condições para o seu desenvolvimento, incluindo a diversificação de instrumentos de apoio público e uma adequada corresponsabilização das instituições” fonte do MCTES.

O Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos, em curso desde 2016, desenvolve-se em cinco eixos programáticos:

1)      incentivar atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) baseadas na experiência

2)      reforçar a oferta de formações especializadas de curta duração

3)      fomentar a melhoria do desempenho e da qualidade da despesa pública, designadamente fomentando consórcios e a partilha de recursos

4)      estimular uma rede de Cidades e Regiões com Conhecimento

5)      alargar a base social do conhecimento e a sua especialização progressiva em temáticas com forte apropriação territorial.

A presidente do IPCA enaltece a vinda do Ministro ao IPCA num período crucial para a definição da estratégia da investigação no sistema Politécnico, sendo este também um momento particular para o IPCA que acabou de aprovar o Plano Estratégico para 2021 com uma clara aposta na capacitação e melhoria da investigação aplicada.

Todos os docentes do IPCA foram convidados para esta conversa.