Mestrados Profissionais: nova oferta formativa do IPCA

O IPCA viu aprovados um conjunto de Mestrados Profissionais, no âmbito do projeto SKILLS BOOST 2025@IPCA do programa Impulso Adultos do PRR, direcionados para vertentes empresariais e industriais muito solicitadas.

Os mestrados profissionais têm a duração de um ano e visam a requalificação ou aquisição de novas competências para profissionais integrados no mercado de trabalho e/ou com experiência de cinco anos.

Os cursos que o IPCA irá oferecer, com candidaturas abertas até 15 de Setembro, são: Modelação 3D e Fabrico Aditivo, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Tecnologias de Apoio à Educação STEAM, Gestão das Operações, Gestão Fiscal e Gestão para Executivos.

Estas formações foram pensadas e estruturadas com o tecido empresarial e industrial para fazer face às solicitações e necessidades da região e do país, com foco na área da tecnologia.

Os cursos de Mestrado Profissional foram apresentados pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, que salientou que este novo ciclo de estudos “reconhece as competências de quem já está no mercado de trabalho, sem descurar a vertente científica”. A Presidente do IPCA referiu ainda que estes são “mestrados mais curtos” do que os tradicionais e dirigidos “à formação de pessoas com experiência profissional”.

Na sessão de apresentação estiveram também presentes o Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o Presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, que congratularam o IPCA por escolher o polo de Braga para apresentar esta oferta de formação inovadora na região, que irá capacitar e desenvolver as empresas e a população adulta.

Bolsas de Incentivo para estudantes de mestrados profissionais

No âmbito do programa Impulso Adultos do PRR – SKILLS BOOST 2025@IPCA, está prevista a atribuição de bolsas de incentivo para estudantes inscritos nos mestrados profissionais. Cada curso poderá atribuir até ao limite de 6 bolsas de incentivo, distribuídas por três tipologias: Bolsas Mérito +, Bolsas Mulheres + e Bolsas Emprego +.

A seriação dos beneficiários das bolsas de incentivo será definida de acordo com a respetiva lista de classificação e ordenação final dos candidatos ao curso.

O valor das bolsas de incentivo corresponde a 50% do valor da propina, e, no caso das bolsas para estudantes desempregados, à totalidade da mesma. As bolsas de incentivo não são cumulativas entre si e não excluem a candidatura às bolsas de ação social.

Candidaturas

A 1ª fase de candidaturas aos cursos de Mestrado Profissional do IPCA decorre de 26 de julho a 15 de setembro, em formato exclusivamente online.

O edital e a informação relativamente às candidaturas deverão ser consultados no site da Divisão Académica do IPCA.

Mestrados Profissionais