Masterclass debateu atualidade e futuro da indústria têxtil em Portugal

A ESD do IPCA promoveu, nos dias 26 e 27 de abril, uma Masterclass Online onde foi apresentada uma perspetiva da produção atual da indústria têxtil em Portugal no contexto do design colaborativo.

Ao longo dos dois dias, designers, marcas e fábricas contextualizaram a produção portuguesa a vários níveis do desenvolvimento do produto têxtil e debateram perspetivas futuras deste setor.

Esta Masterclass realizou-se no âmbito de um projeto em execução da Europa Criativa, o programa da União Europeia destinado a apoiar os setores cultural e criativo, o projeto FUSION, integra a Escola Superior de Design do IPCA, a Limerick School of Art & Design (Irlanda), o Crafts Council (Reino Unido) e a Fondazione Santagata per L’Economia della Cultura (Itália).

Segundo Paula Tavares, diretora da ESD e coordenadora do projeto, “na Masterclass foram focados tópicos como as consequências físicas, sensoriais e sociais do envelhecimento, o design para e com os adultos mais velhos, a necessidade de preservar o nosso património, o movimento “Faça-Você -Mesmo”, a sustentabilidade das empresas têxteis portuguesas e o fabrico digital”.

“Esta foi uma oportunidade para debater temas de grande atualidade do design de produto de moda e que se enquadram, também, no foco da nova oferta formativa pós-graduada em Design Têxtil e Moda da ESD, desenvolvida em parceria com a Valérius, uma empresa de referência a nível nacional e internacional”, acrescentou Paula Tavares.

O programa da Masterclass contou com intervenções de representantes de várias empresas e marcas parceiras da ESD, designadamente o Atelier Karaka, a Becri, a Pedrosa e Rodrigues e a Valérius.

O programa completo pode ser consultado em: https://drive.google.com/file/d/1BKzqOnqI_lgwiWj28-DoGf0JhnKRFlvq/view?usp=sharing