Maria José Fernandes é a única mulher a presidir a um instituto politécnico no país

Os direitos das Mulheres na Engenharia e na Gestão foi tema da palestra realizada pela EST no IPCA que contou com um painel de convidadas com funções de impacto relevante na comunidade IPCA.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, é a única mulher em Portugal a presidir a um politécnico. “Embora sejam ainda poucas as mulheres a assumir os cargos de topo, o certo é que há cada vez mais mulheres a assumir cargos de gestão e é expectável que dentro de alguns anos venham também a assumir esses lugares de topo, até hoje maioritariamente dos homens”, referiu a Presidente durante a palestra ‘Os Direitos das Mulheres na Engenharia e na Gestão: para quando a Geração Igualdade?’, dinamizada pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA.

A engenheira e curadora do IPCA, Ângela Brandão, foi uma das convidadas para este painel e mencionou que “hoje em dia há já vários espaços sociais que a mulher já conquistou”.

Foram ainda convidadas Sara Ferreira, ex-presidente da AAIPCA e Ana Trigo, Representa WIEEE e docente convidada IPCA.

A moderação da mesa redonda este a cargo de Mariana Carvalho, docente EST.