Manuel Heitor recebeu os novos estudantes dos CTeSP´s e destacou a qualidade de ensino no IPCA

Os estudantes dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) do IPCA foram recebidos pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que esteve no IPCA para lhes dar as boas-vindas.

Numa altura em que o IPCA acaba de criar a Escola Técnica Superior Profissional, a primeira a nível nacional, o Ministro referiu a importância destes cursos que conduziu ao reforço “da relação de confiança que hoje se estabeleceu entre o IPCA e o tecido empresarial da região. Essa relação de confiança não tem preço é aquilo que vos dá a garantia de estar numa instituição que vos projeta para o futuro”.

Manuel Heitor salientou ainda durante o seu discurso a “transformação do IPCA nos últimos anos que é inédita no contexto superior português naquilo que foi a transformação do instituto politécnico numa fundação pública de direito privado e hoje na criação de escola para formações curtas que, certamente, irá evoluir para espaços colaborativos com as empresas”.

Esteve também presente na cerimónia o CEO da DST Group José Teixeira, que destacou o novo curso TeSP de Soldadura Avançada que vai ser ministrado nesta empresa bracarense. O empresário referiu a qualidade dos estudantes do IPCA e sublinhou que “somos nós empresários que vamos procurar os estudantes que se formam no IPCA, não são vocês que nos vêm procurar. E acreditem que para nós, terem feito a vossa formação no IPCA é um requisito que se destaca no currículo”.

Maria José Fernandes, a presidente do IPCA, lembrou que a aposta do instituto nestes cursos curtos, que Manuel Heitor também defende e apoia, “foi no seguimento desta estratégia que o IPCA propôs ao ministro a criação da Escola Técnica Superior Profissional com o objetivo de se dedicar, exclusivamente, a esta oferta formativa”. A Presidente referiu que esta aposta do IPCA é o “reflexo da necessidade de formar quadros técnicos qualificados capazes de dar resposta às necessidades das empresas, possibilitando a continuidade dos estudos no curso de licenciatura. O IPCA tem partilhado esta visão, apostando na oferta de cursos TeSP alinhados com as necessidades das empresas da região e também como forma de resposta clara às necessidades das famílias”.

IPCA espera 1400 estudantes para os 21 CTeSP`s do IPCA

Nos 21 CTeSP´s lecionados nas áreas da gestão, tecnologia, design, hotelaria e turismo, o IPCA pretende chegar, este ano, aos 1400 alunos.

Um número que orgulha a presidente do IPCA, que este ano recebeu cerca de 1700 novos estudantes no curso de licenciatura e CTeSP, sendo que cerca de 50 por cento são estudantes que vão frequentar cursos TeSP.

A Presidente recordou que “há 5 anos o IPCA foi pioneiro na oferta de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, tendo acolhido nessa data 180 estudantes. No dia de lançamento destes cursos, o presidente à data, Professor João Carvalho, no seu discurso referiu que era objetivo do IPCA nos próximos 5 anos ter 500 alunos de TeSP. Hoje o IPCA oferece 21 cursos TeSP, esperando-se, este ano, chegar aos 1400 estudantes”.

Aproveitando a presença do Ministro, Maria José Fernandes agradeceu o “voto de confiança” na aprovação da Escola Técnica Superior Profissional (ESTESP).