Manuel Heitor marca presença nas celebrações dos 24 anos do IPCA

O IPCA celebra no dia 19 de dezembro o seu 24º aniversário. O dia fica marcado pela inauguração do novo edifício da Escola Superior de Tecnologia (EST), com a presença de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As festividades do Dia do IPCA iniciam-se na terça-feira, dia 18, com a realização do I Sarau Cultural dinamizado pelos estudantes do IPCA tendo como público alvo mais de 130 seniores de várias associações de Barcelos. Com esta iniciativa de cariz cultural e artístico pretende-se promover a ligação da comunidade estudantil do IPCA com a comunidade sénior da região, numa abordagem de responsabilidade social, dando também a oportunidade aos estudantes de apresentarem os seus talentos e capacidade artística.

No dia 19 as celebrações têm início com um almoço solidário com toda a comunidade académica que contribuiu com a doação de bens alimentares a favor da loja social do IPCA e de instituições sociais de Barcelos. O almoço conta ainda com a animação das Tunas Académicas do IPCA.

Segue-se a inauguração do novo edifício da EST na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que está marcada para as 14h30.

A Sessão Solene das comemorações do dia do IPCA têm início previsto para as 15h com uma surpresa a todos os presentes na abertura oficial, seguidas das intervenções da Presidente do IPCA, do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e do Vice-Presidente da Associação Académica. Após as intervenções terá lugar a conferência magna a cargo de Eduardo Marçal Grilo sobre o tema “O Politécnico no Processo de Desenvolvimento”.

Durante a sessão solene haverá ainda espaço para as distinções e atribuição de prémios de mérito aos estudantes do IPCA como forma de incentivar e estimular o bom desempenho académico, com o contributo do Banco Santander Universidades e um conjunto de empresas e entidades da região. Será ainda atribuído o Prémio Valor IPCA/Santander Universidades que pretende distinguir o estudante que se diferenciou positivamente na vertente humana ou solidária, através de práticas de cidadania ativa e de voluntariado.

Durante estes dois dias, estará ainda patente uma exposição de projetos de investigação e desenvolvimento das quatro escolas do IPCA: Escola Superior de Tecnologia, Escola Superior de Gestão, Escola Superior de Design e Escola Superior de Hotelaria e Turismo.