LUTO ACADÉMICO NO IPCA: Faleceu o Professor Doutor João Carvalho, ex-presidente do IPCA.

É com muito pesar que vimos pelo presente comunicar o falecimento do Professor Doutor João Carvalho, ex-Presidente do IPCA e, atualmente, a exercer funções como membro do Conselho de Curadores da Fundação IPCA.

Desempenhava o cargo de Presidente da Assembleia Representativa da Ordem dos Contabilistas Certificados e era membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, tendo coordenado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses durante 14 anos.

Foi o primeiro diretor da Escola Superior de Gestão do IPCA, em 1996, e Presidente da Comissão Instaladora do IPCA durante 5 anos.

Doutorado em Contabilidade e investigador em contabilidade pública, com dezenas de artigos e livros publicados, era uma referência no ensino superior politécnico, reconhecido pela sua comunidade académica e científica.

Exímio cumpridor da causa pública e da boa gestão dos dinheiros públicos, tendo pautado toda a sua vida pela retidão, rigor, profissionalismo e missão de serviço público.

Dedicou a sua vida ao IPCA tornando-o uma instituição de ensino superior público de referência, reconhecida pela excelência e qualidade do seu ensino e pelos resultados que tem alcançado na investigação aplicada, fruto de um caminho e de uma estratégia bem delineada. Este reconhecimento resulta da sua visão clara acerca da missão e da atuação do IPCA na comunidade, na região e no país e da sua definição de metas a alcançar, culminando no crescimento e desenvolvimento sustentável.

Fica a memória de um grande HOMEM e de uma grande OBRA em prol da região, de Portugal e do Ensino Superior Politécnico.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja Paroquial de Real (junto à capela de São Frutuoso – Real), em Braga, a partir do dia 28, sexta-feira, pelas 11h.

O funeral será no próximo  sábado, dia 29 de dezembro, a partir das 10H30, na Igreja de Real, em Braga.

 

À família, à comunidade académica e aos amigos, o IPCA expressa as mais sentidas condolências.

Para quem quiser expressar o seu pesar e dar testemunho de momentos vividos com o Professor João Carvalho poderá dar nota dos mesmos para o e-mail gapresidencia@ipca.pt (texto não superior a ½ página A4), podendo depois ser consultados AQUI.