João Carvalho homenageado no II Congresso Internacional de Contabilidade Pública

O IPCA e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) organizaram, em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), o II Congresso Internacional de Contabilidade Pública (CICP) nos dias 14 e 15 de março de 2019, em Lisboa.

Este congresso pretendeu promover uma reflexão e debate aberto sobre as mudanças e os desafios que se colocam à contabilidade pública no âmbito da reforma da gestão financeira pública, numa interligação entre académicos e profissionais da área, estando envolvidos os principais atores com influência na reforma.

Subordinado ao tema «Reforma da Gestão Financeira Pública – desafios para a investigação e a prática», o evento dividiu-se em sessões plenárias e paralelas, com apresentações de mais de cinquenta trabalhos científicos organizados em três sessões paralelas, relativos a 14 temas diferentes. Um momento privilegiado onde se discutiu o estado da arte, os resultados científicos obtidos e pistas de investigação futura na área da contabilidade pública e do seu impacto na reforma da gestão pública.

A sessão de abertura do Congresso ficou a cargo da Bastonária da OCC, Paula Franco, da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Presidente da CILEA, Philippe Arraou, e contou ainda com a presença do Vice-Presidente do Tribunal de Contas, Ernesto Cunha e com o Secretário de Estado e Orçamento, João Leão.

O primeiro dia dos trabalhos teve como ponto alto a homenagem ao professor João Carvalho, reconhecido como pai da contabilidade em Portugal e o Homem das boas contas públicas. A homenagem decorreu na presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. O professor João Carvalho, ex-presidente do IPCA, desempenhou também o cargo de presidente da Assembleia Representativa da Ordem dos Contabilistas Certificados e era membro do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, tendo coordenado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses durante 14 anos.

O segundo dia pautou-se por um painel de oradores que se debruçaram sobre o tema “A Contabilidade Pública em Portugal: da teoria à prática”, onde estiveram em destaque os principais desafios que se colocam à contabilidade pública no contexto nacional. A conferência magna de encerramento ficou marcada pela intervenção do Administrador da Fundação Gulbenkian, Guilherme d´Oliveira Martins, seguindo-se a entrega do prémio “Melhor Artigo II CICP”.

Este evento foi uma organização conjunta entre a Escola Superior de Gestão do IPCA, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA e a Ordem dos Contabilistas Certificados, com o apoio do CILEA (Comité de Integração Latino Europa-América).

Vários docentes da Escola Superior de Gestão e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo integraram a Organização e a Comissão Científica do evento. Os estudantes do IPCA marcaram também presença no evento, quer como participantes, quer como colaborares na organização.

Vídeo da Homenagem ao professor João Carvalho