João Carvalho apresentou livro de referência para a Contabilidade Orçamental Pública

O presidente do IPCA, João Carvalho, apresentou hoje na Escola Superior de Gestão o seu mais recente livro - “Contabilidade Orçamental Pública – de acordo com o SNC-AP” - que assina juntamente com outros três especialistas de referência nesta área. Um verdadeiro manual, com casos práticos, para todos aqueles que estudam e trabalham no domínio da contabilidade pública.

Com o objetivo de dar resposta às necessidades dos utilizadores na adoção dos diferentes subsistemas de contabilidade – Orçamental, Financeira e de Gestão – os autores procederam à atualização do livro “Contabilidade Pública – Casos Práticos”, respondendo às espectativas criadas pelos utentes da contabilidade pública na sequência da publicação do Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública (SNC-AP).

A obra constitui o primeiro volume e trata o subsistema de contabilidade orçamental, a que se seguirão o segundo e terceiro volumes dedicados aos subsistemas de contabilidade – Financeira e de Gestão, respetivamente.

Esta publicação destina-se a dirigentes e técnicos da administração pública central, regional, local, segurança social que desempenham funções nas áreas administrativo-financeiras, bem como a professores e alunos que investigam e estudam na área da contabilidade pública, revisores oficiais de contas, contabilistas certificados e quadros das entidades publicas reclassificadas

Ao longo do livro são apresentados 30 casos práticos anotados e comentados, aplicáveis aos diferentes subsetores das Administrações Públicas sujeitas à adoção da NCP 26 – Contabilidade e Relato Orçamental do SNC-AP, com o respetivo enquadramento teórico e legal.

Além de João Carvalho, assinam esta obra Pires Caiado, Olga Silveira e Victor Simões. A chancela é da Áreas Editora.

A sessão de lançamento decorreu no âmbito de um ciclo de seminários da 2ª edição da Pós-Graduação em SNC-AP da Escola Superior de Gestão do IPCA.

IMG_1984