IPCA retomou a tradição com entrega   de Cartas de Curso aos novos diplomados

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) procedeu à cerimónia de entrega de Cartas de Curso aos seus diplomados, retomando uma tradição interrompida pela pandemia da Covid-19.

Foram entregues Cartas de Curso a 119 diplomados de cursos de Mestrado, Licenciatura e Técnicos Superiores Profissionais (CteSP), de um total de 876 estudantes que terminaram a sua formação superior no IPCA no ano de 2020.

Na sua intervenção, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, começou por realçar isso mesmo, manifestando a sua satisfação pelo “regresso aos eventos com a presença de grande parte da nossa comunidade IPCA”. Esta foi, aliás, a primeira cerimónia da instituição desde o início da pandemia.

A maioria das palavras de Maria José Fernandes dirigiu-se às famílias dos diplomados lembrando os sacrifícios por que muitas famílias passaram para que hoje estes diplomados possam estar a receber as cartas de curso, acrescentando que este é “sempre um momento marcante na vida dos estudantes que terminaram a sua formação superior, esta cerimónia de entrega de cartas de curso é, também, um momento de alegria e de sentido de missão cumprida para as respetivas famílias”, acrescentou.

A Presidente destacou, ainda, o apoio do IPCA na integração no mercado de trabalho dos seus diplomados, “através da disponibilização de serviços e mecanismos” para esse efeito. Um trabalho realizado no âmbito da política de responsabilidade social do IPCA, que integra estas preocupações de forma transversal na sua atuação, assumindo compromissos ao nível da sustentabilidade e da solidariedade.

A presidente da instituição terminou a sua intervenção citando o Papa Francisco: “Sonhai grandes coisas. Sonhai que convosco o mundo pode ser diferente. Se vós derdes o melhor de vós mesmos, estais a ajudar o mundo a ser diferente. Não esquecer, sonhar!”

Já o presidente da AAIPCA afirmou que “o sucesso académico que hoje se assinala é o marco daquilo que todos desejamos para nós e que os nossos familiares pensavam já desde o nosso nascimento”.

“Acredito que a ideia de excelência e de formação de um profissional competente é inerente a tudo aquilo que façam no futuro e isso resulta, em grande parte do espírito IPCA e de uma academia que é uma família”, acrescentou João Pedro Pereira.

Dirigindo-se aos novos diplomados, manifestou, ainda, o desejo de que “continuem a apostar na formação, numa constante aprendizagem, no IPCA ou em qualquer outra instituição, e façam toda a gente ver que os jovens de hoje trabalham e querem continuar a trabalhar em prol de um país melhor”.

“Cada estudante do IPCA é uma marca de excelência, cada estudante do IPCA é uma marca que deixa as empresas que o recebem contentes por terem-no feito”, acrescentou.

João Pedro Pereira agradeceu, ainda, à presidente do IPCA e restante direção por, nesta difícil fase de pandemia, “terem encontrado sempre uma rápida solução para as dificuldades, sem nunca deixar que as atividades letivas parassem”.

Na cerimónia estiveram presentes cerca de 300 pessoas, foram mantidas as regras impostas pela Direção Geral de Saúde.

A abertura do evento esteve a cargo do Grupo de Fados do IPCA e o fecho foi da responsabilidade da Tuna Feminina e Tuna Mista do IPCA.

FOTOGRAFIAS E VÍDEO BREVEMENTE DISPONÍVEIS