IPCA recebeu a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), recebeu a visita da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, nas instalações do IPCA, no Avepark, em Guimarães, no passado dia 22 de março.

A visita, que passará por todas as regiões de Portugal, começou pelo Norte, onde Maria do Céu Albuquerque, pode verificar alguns dos resultados dos investimentos recentes, com recurso aos fundos europeus, através de financiamento público e comunitário.

O Polo do IPCA, a funcionar no Avepark desde outubro de 2015, tem atualmente a funcionar 8 Cursos Técnicos Superiores Profissionais nas áreas do Design, da Gestão, do Turismo e da Tecnologia, através de financiamento proveniente do Programa Operacional do Norte. Na totalidade foram investidos 2 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões através de financiamento comunitário.

A Secretária de Estado elogiou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo IPCA na qualificação das pessoas da região e do país, destacando o excelente exemplo da formação superior profissional através dos CTeSP, da formação de ativos e da requalificação da formação. Na opinião da Secretária de Estado “esta é uma forma de incrementar massa crítica, acrescentar valor ao produto e aos serviços e alavancar a economia regional e do país através do conhecimento”.

Maria do Céu Albuquerque teve oportunidade de conhecer melhor os projetos ligados à área do Design de Moda e Design do Calçado, tendo mesmo dirigido umas palavras de reconhecimento pelo trabalho feito aos estudantes e docentes. Aí teve oportunidade de conversar com os estudantes felicitando-os pela sua escolha em dar continuidade aos estudos numa instituição que é de referência a nível da qualidade do seu ensino. Invocando palavras do Papa Francisco, Maria do Céu Albuquerque lembrou aos jovens “que eles são o presente. Eles são o agora, e é agora que tudo acontece”. A visita incluiu também o edifício pedagógico do polo do IPCA no Avepark onde decorria uma aula do CTeSP de Ilustração e Arte Gráfica e onde foi possível ver alguns dos trabalhos desenvolvidos.

“Sendo as áreas do Calçado e da Moda essenciais para promover o desenvolvimento económico da região, o IPCA deu, através destes cursos, uma resposta muito importante às necessidades das empresas de terem técnicos qualificados. É ainda de registar o forte crescimento no número de alunos que escolhem estes cursos como primeira opção para ingressarem no ensino superior e de diplomados que colocamos no mercado imediatamente após a formação”, explicou Patrícia Gomes, vice-presidente do IPCA.

Rosário Fernandes, Diretora da Unidade dos CTeSP, referiu ainda que é necessário que se comece a olhar para os cursos TeSP como uma “solução de formação capaz de dar resposta às necessidades não só dos estudantes, mas também da região. O IPCA tem vindo a lecionar cursos pensados em conjunto com as empresas para responder a essas necessidades”.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, deu conta de que o IPCA “é um ativo importantíssimo para um território que precisa de formação. O IPCA tem ajudado a sustentar o ensino profissional. Esta qualificação é basilar para fazer crescer as empresas”.

Além do Polo no Avepark, o IPCA tem em funcionamento o Polo de Braga, junto ao Altice Forum, e está presente em Vila Nova de Famalicão e em Barcelos, no Campus do IPCA, onde funcionam os CTesP´s nas áreas da gestão, tecnologia, design e hotelaria e turismo