IPCA promoveu Semana da Sustentabilidade

De 19 a 23 de março, o IPCA promoveu a Semana da Sustentabilidade, com a distribuição de 6000 garrafas reutilizáveis à comunidade académica. A iniciativa pretendeu chamar a atenção para a proteção do meio ambiente e sensibilizar os estudantes para a utilização mais sustentável dos recursos.

Esta semana, realizada no âmbito do Plano Estratégico do IPCA para o período 2017-2021, que apresenta o eixo estratégico “Campus Responsável”, tendo como um dos objetivos a promoção de um Campus Verde, Saudável e Seguro. Desta forma, o IPCA compromete-se com a sustentabilidade ambiental, com a responsabilidade social e com a promoção de estilos de vida saudáveis.

Para assinalar esta semana, no ano em que o IPCA celebra os seus 25 anos, realizaram-se um conjunto de atividades que visaram a proteção do ambiente e a sensibilização para a utilização mais sustentável de recursos.

A sessão de abertura do evento, no dia 19 de março, contou com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Vice-presidente da AAIPCA, João Pereira, do Presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves e do Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza.

Finda a sessão de abertura, visitou-se a exposição com o mote “Reutilizar e Reinventar”, onde estiveram patentes trabalhos de estudantes da Escola Superior de Design.

Foram ainda entregues garrafas reutilizáveis à comunidade académica, uma parceria com a empresa Prozis, no sentido de diminuir a produção de plástico no Campus. Foi ainda proporcionado o primeiro contacto com as bicicletas do projeto U-Bike, sendo que no próximo ano letivo vão estar disponíveis cerca 130 bicicletas para serem usadas como meio de transporte suave pela comunidade académica.

Através da colaboração dos Amigos da Montanha, foram ainda desenvolvidas atividades em prol da biodiversidade no Campus e uma tertúlia sobre o “Turismo e Sustentabilidade”, organizada pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

O dia 21 de março ficou assinalado pela plantação de 25 árvores no Campus, associando-se desta forma às comemorações dos 25 anos do IPCA e do Dia Mundial da Árvore. No decorrer da Semana da Sustentabilidade, as Escolas de Gestão e Hotelaria e Turismo, organizaram um Peddy Paper pela cidade de Barcelos, denominado “A caminho da Sustentabilidade”, com especial enfoque nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável’ previstos na Agenda 2030 da ONU.

Os Amigos da Montanha proporcionaram ainda dois momentos: uma ação de limpeza no Rio Cávado e uma visita ao EARTH (Espaço Ambiental do Rio da Terra e do Homem), espaço recentemente criado em Barcelos de educação ambiental. A sessão de encerramento decorreu com um debate subordinado ao tema “Desafios da Sustentabilidade – visão local, nacional e global”, com alguns painéis temáticos e momentos de debate, organizado pelos estudantes da Escola Superior de Tecnologia.

A Semana da Sustentabilidade do IPCA, foi organizada dos Serviços de Ação Social com a colaboração das Escolas do IPCA, dos Amigos da Montanha e da Câmara Municipal de Barcelos.