IPCA promove Semana da Sustentabilidade – 19 a 23 a março

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) organiza de 19 a 23 de março a Semana da Sustentabilidade.

Esta semana é realizada no âmbito do Plano Estratégico do IPCA para o período 2017-2021, que apresenta o eixo estratégico “Campus Responsável”, tendo como um dos objetivos a promoção de um Campus Verde, Saudável e Seguro. Desta forma, o IPCA compromete-se com a sustentabilidade ambiental, com a responsabilidade social e com a promoção de estilos de vida saudáveis.

Para assinalar esta semana, no ano em que o IPCA celebra os seus 25 anos, estão previstas um conjunto de atividades que visam a proteção do ambiente e a sensibilização para a utilização mais sustentável de recursos.

A sessão de abertura do evento, no dia 19 de março, conta com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, do Vice-presidente da AAIPCA, João Pereira, do Presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves e do Vereador da Câmara Municipal de Barcelos, José Beleza.

A seguir à sessão de abertura, pode ser vista uma exposição com o mote “Reutilizar e Reinventar”, onde vão estar patentes trabalhos de estudantes da Escola Superior de Design. Vão ser entregues garrafas reutilizáveis a todos os elementos da comunidade académica, numa colaboração com a Prozis, que tem por objetivo incentivar a redução do uso do plástico no Campus. Ainda sobre este mote, vão decorrer outras iniciativas, nomeadamente, substituição dos copos de plástico na cantina e bares por copos de papel e vidro; venda nos bares apenas de garrafas de água de vidro e eliminação das palhinhas de plástico.
Da parte da tarde, a comunidade académica vai ter o primeiro contacto com as Bicicletas U-Bike (CABI), através da atividade Volta ao Campus em Bicicleta, com concentração na Praça Central do IPCA.

No segundo dia, 20 de março, através da colaboração dos Amigos da Montanha, vão ser desenvolvidas atividades em prol da biodiversidade no Campus. Da parte da tarde decorre uma tertúlia sobre o “Turismo e Sustentabilidade”, organizada pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

O dia 21 de março fica assinalado pela plantação de 25 árvores no Campus, associando-se desta forma às comemorações dos 25 anos do IPCA. Decorre ainda um Peddy Paper, organizado pelas Escolas de Gestão e Hotelaria e Turismo, pela cidade de Barcelos, denominado “A caminho da Sustentabilidade”, com especial enfoque nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU.

No dia 22, os Amigos da Montanha proporcionam dois momentos: uma ação de limpeza no Rio Cávado e uma visita ao EARTH (Espaço Ambiental do Rio da Terra e do Homem), espaço recentemente criado em Barcelos de educação ambiental.
A sessão de encerramento decorre no dia 23, com um debate subordinado ao tema “Desafios da Sustentabilidade – visão local, nacional e global”, com alguns painéis temáticos e momentos de debate, organizado pelos estudantes da Escola Superior de Tecnologia.

A Semana da Sustentabilidade do IPCA, é uma organização dos Serviços de Ação Social com a colaboração das Escolas do IPCA, dos Amigos da Montanha e da Câmara Municipal de Barcelos.

O programa pode ser consultado aqui.