IPCA presente na Plataforma de Diálogo das Universidades Europeias

Na qualidade de membro da Universidade Europeia RUN-EU, o IPCA foi uma das 27 instituições presentes na primeira reunião da Plataforma de Diálogo das Universidades Europeias de Ciências Aplicadas (UAS) da EURASHE - Associação Europeia de Instituições do Ensino Superior, que decorreu no dia 17 de março.

Esta plataforma foi criada para apoiar as instituições de ensino superior que integram as Universidades Europeias, uma rede de alianças transnacionais de instituições de ensino superior de toda a União, facilitando a troca de experiências e partilha de pontos de vista sobre questões específicas.

A abertura da reunião esteve a cargo do Secretário-Geral da EURASHE, Michal Karpíšek.

Frank Petrikowski (Ministério da Educação da Alemanha) e Adam Gajek (EUROCHAMBRES e ex-presidente da ESU) abriram o painel conjunto de peritos, partilhando as suas perspetivas pessoais em torno das estratégias a longo prazo, financiamento, envolvimento estudantil e especificidades das instituições de ensino superior no contexto das Universidades Europeias.

Os representantes identificaram objetivos muito ambiciosos da Comissão Europeia para este projeto, mas alertaram para o facto de não existir ainda a devida correspondência com os atuais processos de financiamento e avaliação. Salientaram, por isso, a necessidade de aumentar o financiamento, a fim de apoiar as alianças na formulação das suas estratégias a longo prazo.

Foi, ainda, debatida a relação entre as instituições de ensino superior e o mundo do trabalho. Atualmente, a iniciativa Universidades Europeias é ainda relativamente desconhecida fora do Espaço Europeu de Ensino Superior. O aumento da comunicação entre as instituições de ensino superior e os diversos sectores laborais permitirá o desenvolvimento de currículos formativos que vão de encontro e antecipem as necessidades dos vários stakeholders.

A generalidade das intervenções ao longo das várias sessões destacaram o reconhecimento da necessidade de estratégias a longo prazo por parte de todas as alianças participantes, cuja ambição passa pelo aumento do serviço prestado às regiões e comunidades em que estão inseridas.

Neste contexto, foi revelado o grande empenho que existe em reforçar o compromisso com os parceiros regionais, embora reconhecendo que tal objetivo deve partir de uma base sólida e sustentável.

No próximo encontro deverão ser abordadas diversas questões relacionadas com decisões de caráter político, nomeadamente o estatuto jurídico das alianças, o financiamento e a garantia de qualidade no contexto europeu. Atualmente, o financiamento é fortemente orientado para o projeto e as diferenças de financiamento a nível nacional acabam por influenciar a colaboração a nível europeu.

Foram, igualmente, debatidas as diferenças entre as alianças ao nível do envolvimento dos estudantes. O maior desafio é, por isso, identificar como encorajar os estudantes não tradicionais a aumentarem a sua participação, particularmente, os trabalhadores-estudantes.

Em última análise, a maioria das alianças prevê uma forte integração e o desenvolvimento de instituições multicampi, multinacionais, envolvendo no seu quotidiano e governação dos diversos parceiros e atores locais.